O Balé Sedutor

Rita Alonso
Rita Alonso

Era uma vez um sujeito que passava sempre por uma rua com uma vila de casas a caminho do seu trabalho.

Um dia, nesta mesma rua, à tardinha, quando ele retornava para casa olhou para dentro de uma das casas e lá no fundo viu a silhueta de uma jovem que parecia fazer um balé com tal suavidade e leveza que o encantou profundamente. Ao lado uma professora que lhe corrigia o bailado.

A dança fascinante se repetia por todas as tardes à mesma hora e o rapaz ficava cada vez mais impressionado e atraído, a ponto de aguardar ansiosamente as tardes da semana só para assistir aqueles pequenos segundos de balé de braços sedutores que tanto o encantava…

Mesmo que por poucos segundos eram braços que balançavam ao ar como Durga, a deusa indiana de muitos braços se agitando no ar como a dizer: -Venha, venha, venha para mim…

Uma cortina fina e branca na janela atrapalhava sua plena visão da jovem, impossibilitando que conhecesse a face da juvenil dançarina.

Mas era preciso conhecê-la, pois se sentia totalmente atraído e apaixonado. Era preciso abrir-lhe o coração e contar sobre seu amor verdadeiro.

Fantasiou o dia que entraria a primeira vez por aquela porta, sentaria naquele sofá da sala logo atrás da cortina aguardando os pais da moça para finalmente pedi-la em casamento.

Alguns meses depois um amigo foi visitar-lhe e o rapaz sentiu enorme vontade de dividir com ele aquele segredo que não mais cabia em seu coração.

Esperou a hora mais conveniente, que foi após o jantar. Pegou o colega pelo braço e começou contando-lhe que finalmente conhecera o amor. Que ainda platônico e cheio de receios e medos pensava num modo de aproximar-se de sua bailarina que desconhecia ser comprometida ou não.

Levou o companheiro até em frente à casa da amada e ao contar-lhe a história, entre constrangimento e decepção, quase não acreditou na sonora gargalhada que ouviu do amigo:

-Você está louco rapaz, aí é a casa da minha tia. Ela é costureira e o que você vê todas as tardes não passa de um manequim.

Muita gente vive desta forma: fantasiando e enfeitando a realidade.

E perde-se o ponto onde é a realidade e a fantasia. Talvez porque criar um mundo irreal seja muito mais bonito e perfeito daquele que se tem.

E vai se vivendo pela vida a fora entre este dois mundos. Entre sonhos e ilusões.

Lembrei-me de uma frase que li não sei exatamente onde, mas que dizia mais ou menos assim:

Fantasiar é da nossa natureza, compartilhar é um delicioso ato de coragem e transformá-las em realidade não é para desavisados!

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Anunciar

Compartilhar Este Post

37 Respostas para "O Balé Sedutor"

  1. Rita Alonso, sim adorei esse texto cuja intençao se assemelha com os que posto sempre, sendo de mnha autoria ou não.

  2. VERONIVA P.FERREIRA · Editar

    Oi Rita, adorei seu texto, a fuga da realidade ameniza os dias dificeis de muitos,mas a realidade da vida, e do mundo nos faz mais fortes!Bjus

  3. Regina Dourado de Oliveira · Editar

    😉
    Amei a reflexão,você Rita sempre com seus textos de reflexões bem criativos,muitas vezes é necessário fugirmos da realidade um pouco,para podermos aprendermos o sentido real da vida.
    Beijoss

  4. Adelina Paula da Silva · Editar

    É Rita, eu acho que eu fui esse manequim a vida inteira,esperando que a costureira me desse vida própria, e quando  tive essa vida já era tarde demais. beijos.

  5. Cecília Buarque · Editar

    😛    Rita minha queridinha , não sei se eu estarei a altura de todos que aqui estão escrevendo um comentário, mais como eu estou aprendendo muito com o nosso Prof. Gildo Faria, tentarei e sem medo de errar.
    Esta história me faz lembrar do passado, pois eu mesma sonhava muito e não concretizava nada, foi preciso um dia assistindo uma aula dele, que eu fiz a ficha cair e comecei a vivenciar a vida e acordar para a minha realidade.
    O Gildo escreveu muito bem o comportamento das pessoas, pois nós somos realmente assim e na verdade nada na vida é muito lindo e maravilhoso,  quanto parece ser, nós é que as vezes nos iludimos em pensar e achar que somos o dono da razão, neste momento passamos a imaginar uma coisinha que não existe, só em nossos pensamentos e interiores…  A única coisa que um dia eu sonhei e imaginei, deu certo foi ter conhecido o Gildo e hoje é o meu amor…  Sou muito feliz por isso…  ( Esta parte comportamental das pessoais, realmente o Gildo dá Show…   Milhões de beijinhos Rita !!!   Sucesso para você minha amiguinha querida…

  6. Ana Paula Rangel · Editar

    Adorei o texto! Tem horas que precimos fugir da realidade, entrar no mundo da fantasia pra que possamos ser mais felizes. Claro… com os pés bem no chão!!! bjs

  7. 😆   Muito bom seu texto Rita… Vejo isso acontecendo constantemente na mente e na vida das pessoas… Essa vida ‘platônica’, recheada de ilusões está também no mundo virtual onde às pessoas preferem viver nas redes sociais e descartam a vida real!
    beijo grande

  8. Amei esse texto.. e o que me chamou mais atenção foi o enfoque para a realidade e fantasia se confundindo em um misto de emoção e paixão de um amor platônico….o mais interessante é constatarmos em como o ser humano muitas vezes prefere viver uma fantasia a buscar viver uma realidade…. e às vezes tbm idealizamos algo e depois vemos que não era nada daquilo que nossa mente idealizava….sonhar é sempre bom desde que saibamos até onde vai a nossa realidade..Bjus e parabéns pelo belíssimo texto!!”

  9. Professor Gildo Faria, o eterno !!! · Editar

    😛     É com o maior prazer que comentarei mais um artigo seu. Minha querida Rita Alonso, você deve lembrar o que eu falava em sala de aula, que era o seguinte: Tem pessoas que olham mais não enxergam, tem pessoas que ouvem mais não escutam, tem pessoas que falam mais não sabem o que estão falando e assim chegaremos a uma conclusão: As pessoas são iguais em tudo, existem poucas diferenças, quando se trata de interesse, somos assim: Só damos atenção naquilo que nos interessa, pode ser no ver, no escutar e no falar e é por isso que as vezes perdemos oportunidades maravilhosas e no final de tudo, com o rosto de inocente ou bobo falamos assim mesmo: Caramba, eu não tenho sorte mesmo !!!   Então ligue de vez o alerta condicional e comece a se ligar em tudo que se passa ao seu redor, para não perder nenhuma oportunidade em sua vida.  Se tiver que perguntar, pergunte. Se tiver que olhar, olhe. Se tiver que escutar, escute. Mais com um detalhe…  COM MUITA ATENÇÃO !!!    Beijos, eu adorei a história… Nota 10…

  10. ADOREI O TEXTO, AMIGA! SONHAR FAZ A VIDA MAIS COLORIDA, MAS SEM SAIR DO CHÃO PQ SENÃO O TOMBO É GRANDE! BJOS

  11. Adorei o texto …….. como sempre exemplar…………Eu sou assim, ligada na tomada. Sempre querendo encontrar uma razão pra tudo. Pessoas como eu sofrem mais. Se decepcionam mais. Por outro lado, crescemos. Evoluimos. Amadurecemos. Nada é estático em nossas vidas. Nada é à toa. Tudo ganha uma compreensão, tudo é degrau, tudo eleva.

    😥

  12. Prezada Prof. Rita
    Muitos anos atras  ouvi alguem fazer um comentário de que algumas pessoas preferem mais os sonhos doque a realidade da vida…
    Gostei muito desse  texto.
    Abraços

  13. Quando se conquista algo é porque um dia foi sonhado e idealizado antes. Fantasiar e sonhar são inspirações para que encontremos uma maneira de concretizá-los. Mas muitas pessoas acreditam que só sonhar já é o suficiente para que suas expectativas sejam atingidas, aí vem a frustração… é preciso agir para que as coisas aconteçam…..

  14. Heloisa Guttmann · Editar

    Muitas vezes preferimos fantasiar nossos pensamentos , para termos um pouco de felicidade, sonhamos, deliramos  e acabamos por tornar  a realidade em * sonhos * , em devaneios da mente !
    Mas como ser feliz sem sonhar ? 
    Quando a realidade é dura , a alma se liberta em sonhos e pensamentos…
    Lindo texto , beijuss   🙂

  15. Fantasiar é enriquecer a alma, digo sempre que a minha infância teve essa riqueza. Desapontamentos são desafios que a vida nos coloca e são com eles que aprendemos, então vem a fantansia e ela nos dá a leveza para podermos suportar os desafios dessa vida, gosto muito de uma frase que diz; ” Você nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte” Johnny Depp. Cada pessoa lê, e tem uma intrepetação que agrega a sí, a minha vem da concepção da leitura infantil “ler para fantasiar a alma”; Amei. Um grande abraço.

  16. A mente humana é fora de série, cria fantasias que muitas das vezes nos fazem bem.  Vivemos num mundo sempre correndo, cumprindo horários e com poucos momentos para vivermos realmente em harmonia, mente, corpo e espírito e, quando algo tão simples – um manequim – nos chama a atenção, passamos acreditar que aquele momento de “amor singelo” por uma “bailarina” e o melhor coisa que nos aconteceu. Parabéns pelo texto, bjs.

  17. Claudete Milan · Editar

    A mente mente! Íncrível a capacidade que temos em inventar e ou fantasiar situação com começo meio e fim. Tanto para o bem quanto para o mal. E é tão real, tão verdadeiro que chega a doer! Quem nunca fantasiou conscientemente ou não? Adoro seus textos reflexivos! beijão

  18. elzenir,D,A,Mendonça · Editar

    Gosto sempre de ler seus textos. Assim gostei muito desse tb.Existe realmente a diferença entre a realidade e a fantasia, mas um não existe sem o outro. E bom viver a realidade mas a fantasia nos ajuda a esquecer a realida. Penso assim…bjus

  19. Querida Rita,

    Me fez lembrar alguns anos atrás onde sonhei, foi preciso vivenciar e acordar para a realidade da vida.Nem tudo é lindo como parece ser, ou melhor como imaginamos ser.

    É
    uma pena que no momento do sonho está tudo tão bom, que é dificil acordar.

    Foi bom relembrar esse momento, grata.
    Reflexão é tudo.

    Bjs!!!

  20. Você sempre mandando muito bem com os textos! Obrigada por partilhar conosco!!! É realmente assim, muita gente prefere se esconder em um mundo de mentiras, ilusões, por medo de enfrentar a realidade, que nem sempre é como gostariam. Beijos

  21. Querida amiga Rita, 
    Amei o texto que como sempre nos dá uma lição de vida.
    No entanto fantasiar, embelezar a realidade faz parte de todos os seres humanos, muito embora por vezes em demasia faz as os mesmos saírem por completo da mesma, e isso sim é perigoso…. pode catapultar o ser humano para o perigo de perder por completo a capacidade de raciocínio e qual a realidade em que vive.
    Mas quem se julgar acima da fantasia que nos deixa extasiados e nos faz viver e por vezes fazer acontecer  está “morto” para a vida. 
    Obrigada por mais um belo texto que nos faz pensar. Beijinhos de <3

  22. BEM  RITA.  SUAS COLOCAÇÕES SÃO MARAVILHOSAS TRAZENDO A REALIDADE DE PESSOAS QUE SE ENCANTAM E FANTASIAM ,COM SIMPLES VISÕES . ACREDITO QUE ENTRE DUAS PESSOAS ,FANTASIAR MOMENTOS AGRADÁVEIS ENTRE OS DOIS É ATÉ NORMAL MAS RITA ,ESSE CARA TAVA A PERIGO,ESSE CARA SONHA ACORDADO,COMO DIZ AQUELE COMEDIANTE NO PROGRAMA- ZORRA TOTAL ” ESSE CARA É UMA BICHONA ”  SEM MAIS  BJS

  23. Olá professora……Como vai?
    Excelente o seu texto…..Gostei muito da sua metáfora e das reflexões que o artigo nos provoca. Aproveito para completar dizendo quer, além de fazer parte da natureza humana, a fantasia vem sendo defendida por alguns estudiosos como a base para a criatividade dos seres humanos. Sejamos, pois, fantasiosos……Grande abraço

  24. Inúmeras vezes acontece isso em nossa vida, criamos circunstâncias que nos envolvem, e quando deparamos com a realidade dos fatos , temos que nos reconstituir   , para que não se perca nunca o encanto !!!! as vezes é muito bom sonhar acordado!!! bjs Adorei o texto.

  25. Assim como o jovem via no maniquim a bailarina e na costureira a instrutora, na alergoria da “Caverna” de Platão seus habitantes viam sombras de gigantes refletidas nas paredes, quando na realidade eram apenas homens que tinham as sombras aumentada por conta dos ângulos das luzes. Em ambos os casos a vida ficou suspensa pelo medo, medo de se deparar com uma realidade desfavorável. Bom mesmo é quando fantasiamos com aquilo que nos faz mais feliz e que não nos tira o senso de realidade.

  26. HÁ PESSOAS QUE NÃO QUEREM ENXERGAR A REALIDADE DOS FATOS,ACEITAR O INEVITÁVEL E FANTASIA , DÁ DESCULPAS PARA CONTINUAR ACEITANDO O QUE JÁ TEM CERTEZA QUE PODE SER UM OBSTÁCULO QUE NÃO TRATADO VAI LEVAR COMO UM FARDO POR TODA SUA VIDA.

    ATÉ SONHA EM DESVENDAR O MISTÉRIO,MAS O MEDO, O FAZ RECUAR ,GUARDA PARA SI ,RECEOSO DE SER MAL INTERPRETADO E ACALENTA ALIMENTANDO SUA ILUSÃO.

  27. Alem de tudo esse homem alem de fantasiar ele é um grande sonhador… pela demora de contar ao amigo, tinha medo do sonho acabar. Boa reflexão amiga.
    Beijos

  28. Andréa Mantovani · Editar

    Dá gosto ler seus textos… nos faz refletir sobre nós mesmos e nos atenta do quanto podemos melhorar… Obrigada, professora. Deus a abençoe!  😛

  29. Inspirado no “O homem que confundiu sua mulher com um chapeu”? bem parecido, mudam personagens…

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.