Quem Tem Medo de 2013?

O mundo está passando por um momento econômico e social muito difícil. A zona do Euro está em extrema dificuldade. Grécia, Portugal, Espanha, Itália e mesmo França se encontram, em maior ou maior grau, em estado de alerta, senão de emergência. O mundo árabe sofre com problemas crônicos advindo de várias correntes e fundamentalismos.

É claro que o Brasil não é uma ilha isolada do mundo. As empresas com maior dependência do mercado externo sofrerão os efeitos dessa crise mundial. E isso se refletirá em toda a economia que deverá crescer no máximo 4% em 2013. Isso é mau ou bom?

Diante da crise mundial, crescer 4% não é tão mau. E esse crescimento será possível graças ao mercado interno que continuará a se expandir com a gradual ascensão da classe C para a B. Com renda familiar mensal entre R$2,2 mil e R$7 mil a classe B deverá, nos próximos anos, ser o extrato social com maior potencial de consumo ultrapassando a classe C. Além disso, o governo dispõe de mecanismos capazes de incentivar setores da economia como tem demonstrado aptidão de fazer.

Assim, terá medo de 2013 o empresário que não acreditar no Brasil e na sua capacidade de crescer. Não acreditando, não investirá e perderá a grande chance dos próximos anos,  quando o crescimento deverá se manter e ser até superior.

Terá medo o profissional que não se aperfeiçoar e não compreender que o mercado será ainda mais competitivo e que somente os melhores poderão vencer, pois teremos uma nova onda migratória de técnicos europeus para o Brasil nos próximos anos.

Terá medo quem não investindo e não se aperfeiçoando continuar apostando contra o Brasil, olhando apenas para suas mazelas e dificuldades e fazendo vista grossa para suas vantagens estratégicas comparativas no mundo de hoje. Afinal, somos uma democracia constitucional consolidada; não temos problemas de fronteira; não temos problemas étnicos ou religiosos sensíveis; somos autossuficientes em petróleo e em fontes alternativas de energia e temos um mercado interno enorme e em crescimento.

Meu conselho: não tenha medo de 2013. Acredite e pise fundo!

 

Sobre o autor:

Prof. Luiz Marins: Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.

site: www.marins.com.br

e-mail: diretoria@marins.com.br

 

Anunciar

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.