Meta x Foco

Alexandre Prates
Alexandre Prates

Há algumas semanas, em uma pesquisa informal nas Redes Sociais, abordei um assunto que acabou gerando uma discussão muito interessante. O tema era mais ou menos assim: meta e foco – diferentes, iguais ou complementares? Muita gente confunde essas duas palavrinhas, mas tentarei explicá-las melhor para vocês!

Aprendi em um curso com o grande mestre Hendre Coetzee, uma coisa muito importante: META é o sonho que te move, ou seja, aquilo que você faz todos os dias e que tem um sentido para você. Aprendi também que FOCO é o que te move para esse sonho. Portanto, META é o sonho que te move e FOCO é o que te move para o sonho, ou seja, foco é aquilo que você faz todos os dias para conquistar alguma coisa na sua vida, e são as ações no presente que te levam a um resultado no futuro.

Conheço muitas pessoas que tem metas, sonham alto, tem propósito de vida, mas não realizam. E por que não realizam? Porque não fazem HOJE aquilo que é preciso para conquistarem suas metas no futuro.

Por outro lado, também conheço pessoas que tem um grande foco, trabalham arduamente todos os dias, mas são extremamente insatisfeitas, extremamente rígidas consigo mesmas. Mas sabe por quê? Não que ser rígido com si próprio seja um problema, o problema é quando nada do que você faz parece ter sentido. Sabe aquela sensação de chegar em casa, após um dia inteiro de trabalho, e sentir que você não produziu nada? Isso não é privilégio só seu!  Mas sabe por que isso acontece? Falta de META, falta de ter muito claro o porquê de ter realizado cada ação no dia de hoje.

Quando você tem uma meta e realiza uma coisa hoje, essa sua realização deixa claro pra você se está te aproximando ou não de sua meta, se está valendo a pena ou não realizar isso que você deseja.

Portanto, aprenda uma coisa: é fundamental que você tenha META, mas é imprescindível que você tenha FOCO. É imprescindível que você tenha foco, mas não se esqueça: o teu foco hoje, tem que te levar a algum lugar. É isso que te motiva, e é isso que vai nortear todas as suas ações!

Pensem nisso e tenham certeza de que os resultados dessa mudança de atitude serão extraordinários!

 

Sobre o autor:

Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante e autor do livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” e da metodologia de coaching “Inteligência Potencial”.

site: www.institutoca.com.br

Anunciar

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.