Três Capacidades para Desenvolver em 2013

Cersi Machado
Cersi Machado

Mais um novo ano chegou, e com ele a certeza de que as mudanças velozes continuarão no contexto profissional. Para acompanhar a dinâmica do mundo atual, onde os resultados são para ontem , três capacidades comportamentais precisam ser desenvolvidas:

1- Saber otimizar o seu tempo;
2- Se relacionar com mais qualidade;
3- Ter autoliderança.

Vejamos a seguir a importância de cada uma delas:

– Saber otimizar o seu tempo: nos dias atuais, se torna imprescindível saber fazer mais com menos , através de uma gestão do tempo consciente, principalmente quando o estresse começa a tomar conta da rotina do dia a dia. A maioria das pessoas está vivendo uma rotina de correria, pois os prazos são curtos e a sobrecarga de trabalho é evidente. De acordo com a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), o estresse já afeta 70% dos brasileiros economicamente ativos. A cada dia surgem estudos revelando que o nível de estresse e o estilo de vida determinam 60% das doenças. Segundo dados recentes do INSS, o estresse e a depressão afastam do trabalho mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil.

É preciso tomar cuidado, pois o excesso de informação, combinado com a procura incessante por resultados em curto espaço de tempo leva a um nível de ansiedade muito alto. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, a ansiedade está entre as principais causas de afastamento do trabalho. Para lidar com isso, é preciso, primeiro, identificar o modo como você usa seu tempo e depois começar a se organizar.

Então, foque nas atividades que são realmente importantes, trabalhe com prioridades, faça um planejamento semanal de suas tarefas, com metas realistas e prazos adequados para executar. As exigências no campo profissional vão continuar, então é chegada a hora de aprender a filtrar as diversas informações que surgem ao longo do dia e saber dizer NÃO a tudo o que não é importante e que só vai consumir sua energia. Certa vez, Winston Churchill disse: o tempo é neutro, mas pode se tornar o aliado daqueles que o capturarem e o usarem por completo . Sendo assim, reveja como tem usado seu tempo e aprenda a usá-lo com sabedoria.

– Se relacionar com mais qualidade: no atual mundo competitivo, muitas pessoas, por estarem tão focadas em resultados no curto espaço de tempo, esquecem de um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional, a qualidade dos relacionamentos. Ninguém alcança sucesso sozinho, para isso é preciso saber se relacionar positivamente com as pessoas ao nosso redor. A qualidade nos relacionamentos é determinada pela qualidade da comunicação estabelecida entre as pessoas. Se você pretende evoluir profissionalmente será necessário evoluir, também, em sua capacidade de comunicação. Quem desenvolve sua comunicação interpessoal de forma consciente se adapta mais facilmente em qualquer contexto onde exista diversidade de crença, opiniões e personalidades. Até para vender uma boa imagem, fortalecer o marketing pessoal e atender com mais eficácia seus clientes, uma boa comunicação se torna indispensável. Então, seja cooperativo, empático e agregador em tudo que fizer.

– Ter autoliderança: é a capacidade de gerenciar as próprias emoções, com consciência e atitude para manter equilíbrio, pois a vida não é só trabalho e contas para pagar, mas é, também, composta da área familiar, lazer, saúde e etc.

Autoliderança também significa ter objetivos e metas claras, e se automotivar para não perder o foco e não sair da rota da conquista daquilo que considera importante para sua vida. Todos aqueles que se dedicam a desenvolver sua autoliderança conseguem fazer uma gestão do tempo com mais assertividade e conseguem se relacionar com mais facilidade com qualquer tipo de pessoa.

Portanto, se você quiser alcançar novos patamares em sua carreira profissional, comece liderando a si mesmo. Não fique reclamando da falta de tempo e do excesso de trabalho, pois os desafios continuarão. Tenha atitude e desenvolva as três capacidades para SER e ter muito mais em 2013.

 

Sobre o autor:

Cersi Machado: Palestrante motivacional e treinador comportamental, atuando há mais de 12 anos em T&D. Autor de dois livros e coautor dos livros Ser+. Aplica uma metodologia inovadora em palestras e treinamentos empresariais, combinando conteúdos práticos com base em Gestão Estratégica de R.H, Coaching, PNL, Emotologia, Neurociência do Comportamento, Animação 3D e outras abordagens.

Site: www.cersimchado.com.br

e-mail: cersi@cersimachado.com

Anunciar

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.