Velhos e Novos Sistemas – O Amor é Contagioso e o Perdão é Raro

Rita Alonso
Rita Alonso

Outro dia li um artigo genial e muito esclarecedor de Jim Mathis, um Executivo em Kansas, EUA. Ele dizia estar enfrentando um problema com o seu celular. Tinha o hábito de carregá-lo no bolso da camisa e quando se abaixava o celular sempre escorregava no chão…

Desta pequena situação ele faz uma reflexão sobre os nossos atos cotidianos e as possíveis soluções para o problema.

Vejamos as soluções dadas por Jim:

  1. Aprender a conviver com o problema, embora não desejando que acontecesse, assumiria que é um problema ocasional.
  2. Tentar se lembrar de não se inclinar.
  3. Usar somente camisas cujos bolsos possuíssem botões ou palas que evitassem que o celular caísse.
  4. Treinar a si próprio para apanhar o telefone no momento em que se curvasse.
  5. Encontrar um lugar melhor para carregar seu celular!

A seguir, Jim fala que se trata de um problema sistêmico, ou seja, a queda do telefone do seu bolso é um problema de “sistema” apresentando quatro opções para isso:

  1. Aceitar o sistema, resignando-se com a queda e adquirindo aparelho de celular mais robusto e resistente à queda.
  2. Adicionar a todas as camisas botões ou palas, assim remendando o sistema.
  3. Aprendendo a pegar o celular no ar antes de tocar ao solo, estaria acrescentando um outro sistema e assim cobrindo a deficiência do sistema original.
  4. Mudar para novo sistema, transportando o celular em outro local que não fosse o bolso da camisa.

Genial, não? Claro que sim se pensarmos que a vida é repleta de sistemas que não funcionam bem ou precisam de “remendos”… e outros ainda, precisam ser totalmente substituídos. Jim expõe que a maior parte dos problemas com os quais nos deparamos na vida, não é resultado de má sorte, destino ou gene ruim. Diz que simplesmente desenvolvemos e insistimos em usar sistemas deficientes. Se nossa vida é insatisfatória ou cheia de problemas é possível que o sistema de vida que escolhemos seja falho e nossa vida inteira pode estar baseada numa idéia errada.

Forte isso, não? Será que sempre que nos sentimos desgostosos com nossas vidas nossa atitude é usar “remendos”, como diz Jim Mathis, para desviar nossa atenção do problema? Mas a solução não deve ser a de remendar o sistema. Em vez disso o passo correto é parar, analisar a situação e tomar outro rumo, construir um sistema de vida totalmente novo.

“Nossa Paz de Espírito é muito mais importante que dinheiro ou posição social”. Jim fala que o amor que Jesus pregou é mais importante que aparências e que reconciliação é melhor que retaliação. Diz que “Nascer de Novo” é o único e verdadeiro modo de nos tornarmos pessoas diferentes ao invés de uma versão ligeiramente melhor da mesma velha pessoa. E acrescenta: “Ame a Deus e ao seu próximo e ame a si mesmo. Este é o sistema de Jesus. O amor é contagioso e o perdão é raro. Mas através de Cristo é real!”

 

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Anunciar

Compartilhar Este Post

39 Respostas para "Velhos e Novos Sistemas – O Amor é Contagioso e o Perdão é Raro"

  1. Ana Paula Rangel · Editar

    Perfeito! Precisamos sempre alimentar nosso espírito com pensamentos positivos e orações.
    Pra enfrentar nosso cotidiano sem arrependimentos e desgosotos. bjs 😛

  2. Adelaide Costa Albano lopes · Editar

    Insistir no sistema deficiente leva ao desgaste físico e mental!!!O medo da mudança, paralisa toda força humana!!!!Nesses casos ocorre a auto sabotagem e o adoecimento.Viver para se anular é perder a auto estima… não é mais vida plena!!!!Vale a pena Recomeçar sempre!!!O perdão deverá ser um exercício constante…..uma atitude..mesmo que a alma.. não entenda esse caminho !!!!O caminho do Bem Estar começa pelo perdão concedido!!!!Emoções bem gerenciadas garantem a Qualidade de vida de todo ser humano.Renascer de novo depende da nossa fé e confiança em Cristo!!!!Portanto que tal fazermos uma reengenharia das nossas atitudes e das nossas falta de perdões?Perdoar é preciso já!!!!!Que ter uma vida plena Ame as pessoas como se não houvesse amanhã!!!!!!Ame muito e perdoe muito!!!!

  3. Um bom artigo que deveria der lido e reflectido por todos os seres humanos.fantastico foi  escrito pra mim

  4. Muito boa essa reflexao, Rita! Muitas vezes nos deparamos com situacoes em que se faz necessario analisar o ccontexto e romper com velhos paradigmas. Parabéns pelo excelente trabalho!

  5. Oi Rita, como sempre focando um asunto pertinente. “Jim expõe que a maior parte dos problemas com os quais nos deparamos na vida, não é resultado de má sorte, destino ou gene ruim. Diz que simplesmente desenvolvemos e insistimos em usar sistemas deficientes. Se nossa vida é insatisfatória ou cheia de problemas é possível que o sistema de vida que escolhemos seja falho e nossa vida inteira pode estar baseada numa idéia errada.” Insistir en usar sistemas deficientes, e sempre mais facil . Mudar requer um esforco e nem todos se dispoe a isso, Adorei, bjss

  6. Querida amiga Rita,
    Este assunto “caiu” no meu colo como a abelha no mel. Dito isto direi somente que está repleto de verdades e que estou com um problema agudo e grave o suficiente para reflectir e mudar.
    Parece mesmo um convite à mudança integral e completa que preciso organizar na minha vida e que consequentemente terá repercussões nas pessoas que convivem mais de perto de mim.
    Será com certeza difícil mas tentar não custa, chegar lá talvez seja difícil mas não impossível.
    Um bom artigo que deveria der lido e reflectido por todos os seres humanos.
    Beijinhos e obrigada por me deixar fazer parte da sua amizade!!!

  7. Rejane Doveri Reigadas · Editar

    Bom dia Rita!
    Eu tive essa experiência de nascer de novo, e ser nova criatura. Deixar velhos hábitos e costumes antigos, foi como me libertar de uma escravidão.Ensinamentos, crendices sem fundamentos, sacrifícios de tolos, enfim…Eu sou livre através de Cristo que é o Príncipe da Paz, essa paz não encontramos no mundo.Que muitas vidas possam aproveitar essa chance que Deus nos dá. Beijo minha amada. Parabéns!

  8. Reflexão, que pode ajudar pessoas em dúvidas.
    Convidativo, para quem gosta de interagir, ótimo.

  9. Antonio José Lira · Editar

    Perdoar é uma verdadeira arte… As vezes nos atemos a pequenos problemas e não conseguimos perdoar as pessoas e a situação… E aí passamos a vida fazendo “remendos”.

  10. Regina Dourado de Oliveira · Editar

    :-Seu texto é uma grande reflexão para as nossas vidas,principalmente para os dias de hoje. Que Deus continue abençoando a sua vida e usando como instrumento nas mãos “Dele”. Abraços!
    😛

  11. Junior Milanez · Editar

    Muito interessante a vem ao encontro do momento que estou passando…mudanças em minha vida dando um destaque no texto quando diz que a Paz de espirito é mais importante que o dinheiro e a posição Social …

  12. Muito interessante Rita o texto sobre velhos e novos sistemas… O amor é contagioso, sim e muito. Jesus falava disso o tempo todo e dava o exemplo… O perdão de verdade é raro… aquele perdão verdadeiro, de coração que nada cobra do outro… E os sistemas as vezes temos que avaliar bem aquilo que já não funciona mais e fazer as mudanças… isso requer coragem e ousadia para viver. As vezes são nossos sistemas internos que estão falidos e temos que trocar de pensamentos e atitudes… usar a inteligência emocional para bem agir, creio que devemos conhecer-nos melhor e mais profundamente assim teremos coerência de vida…

  13. Raquel Cornélio · Editar

    :mrgreen:Professora texto riquíssimo! Na maioria das vezes procuramos “remendar o sistema” ao invés de encarar ser necessário uma mudança! E ainda nos remete ao amor de Jesus Cristo para quem nos dias atuais nunca temos tempo!
    Um Forte Abraço

  14. Boa tarde amiga!
         Adorei o belíssimo texto! Uma excelente reflexão p/ quem realmente gosta de mudanças e pensa no próximo na hora da verdade ou errônea, c/ amor e carinho no nosso interior pra que tudo dê certo no caminho de todos. 

  15. Isabel Pereira · Editar

    Concordo com a premissa de que o amor é contagioso mas é bem verdade que o perdão é algo raro…. Difícil perduar realmente com o coração!

  16. Professora Julia · Editar

    Gostei muito quando você fala que: “Nossa Paz de Espírito é muito mais importante que dinheiro ou posição social”. É importante que façamos uma reflexão a respeito e, principalmente, que nossos atos compartihem com as nossas ações do dia-a-dia. Porque só discurso e não agir não leva a nada.

  17. deolinda batalim · Editar

    Excelente reflexão.  Não é fácil, mas  é mesmo o unico caminho com possibilidade de dar certo

  18. Cecília Buarque · Editar

    Amiguinha Rita adorei o texto, ele é maravilhoso. Tudo começa com a nossa educação infantil, quando somos quase que obrigados a fazer o que os nossos queridos Pais nos ordena. Eu usarei as palavras do nosso grande Mestre Gildo Faria, é claro que jamais eu mudaria uma palavras, pois ele é uma pessoa, que com a maior facilidade muda o comportamento das pessoas, fazendo-as pensar e como ele falava sempre em sala de aula, quando a pessoa começa a pensar ela se auto corrige e se cura, lembra Rita destas palavras do Gildo ? É claro que você o conhece a mais tempo que eu e sabe bem disto… 
    Eu sei também, que é difícil mudar do dia para a noite mais não é impossível, temos que tentar para sermos felizes custe o que custar e se conseguirmos tudo ficará mais fácil a aceitação do novo já não vai mais nos incomodar, como incomoda muitas pessoas hoje em dia…
    Viva feliz e em harmonia com o Universo, pois tudo começa no nosso interior e espalha para todos em estão a nossa volta…   Beijinhos, parabéns mais uma vez Rita…

  19. Neste caso percebi a necessidade da MUDANÇA, mas precisamente a mudanças de hábito, as vezes nos acomodamos com atos falhos, e o medo de mudar nos assusta. E como é importante mudar, mudar de emprego, mudar de faculdade,mudar de endereço, aprendemos muito com as mudanças, muitas pessoas associam mudanças a erros e na minha concepção é totalmente o oposto muitas vezes é mudando que acertamos.

  20. Prof. Gildo Faria · Editar

    😆  Boa noite minha querida Rita a única e eterna !!!
    Sabe Rita, este assunto é muito discutido em várias Universidades do mundo inteiro, entre Mestres e Doutores veja bem: Quando algo foge do nosso controle, significa que nossos padrões foram atingidos, os quais fomos condicionados pelos nossos familiares, começamos então a sermos incomodadas e com isto rejeitamos também o novo e passamos a preferir o velho. Mais os tempo mudaram e temos que acompanhar as mudanças para não ficarmos desatualizados e distantes do mundo. Olha só como é engraçado, uma pessoa que só reclama e critica tudo é uma pessoa doente e esta é a doença que vem de geração a geração e não muda, quero dizer convivemos com pessoas assim na nossa infância e aprendemos estes padrões impostos pelos nossos familiares. Mais hoje, não podemos aceitar mais isto, temos que procurar algo melhor para sermos felizes e únicos, como eu sempre falei e falo: pessoa singular…  Não podemos viver em função de ninguém, devemos nos amar incondicionalmente como Jesus nos amou, para podermos amar as outras pessoa com respeito e igualdade. Eu sei que é difícil mudar do dia para a noite mais não é impossível, temos que tentar para sermos felizes custe o que custar e se conseguirmos tudo ficará mais fácil a aceitação do novo já não vai mais nos incomodar, como incomoda muitas pessoas hoje em dia…
    Sejam felizes então, com muita luz, muita Paz e prosperidade…
    Obs.: Já tive pacientes horríveis (Muito doentes), que hoje são multiplicadores de mudanças comportamentais e com isto fazem a sua parte na mudança também de um mundo melhor…
    Beijos…. Te adoro Rita, minha Ex-aluna nota 10 ( Pessoa Singular e eterna )… 

  21. Realmente o texto é maravilhoso! Impossível não refletir sobre diversas coisas da vida… Parabéns!!!

  22. l Rita Alonso, excelente o seu texto…. e é bem verdade, que, muitas vezes, repetimos problemas em nossas vidas, justamente porque não avaliamos nossos sistemas.
    Aprender a refletir sobre o que fazemos, porque o fazemos e o resultado disso tudo em nossas vidas, merece atençao, concentraçao, interesse e renovação.

  23. MUITO BOM O TEXTO! RATIFICANDO O QUE DISSE A VALÉRIA ” Faz a gente parar para refletir sobre diversos “sistemas” aos quais nos acostumamos no nosso dia-a-dia!” GRATA POR COMPARTILHAR CONOSCO TEXTOS TÃO INTERESSANTES. 😉

  24. HILDEGARDO EDUARDO ICÓ GENTIL-HILL · Editar

     Muito interessante, condis com os dias atuais em que somos obrigados a carregar tanta parafernália muitas vezes até sem grandes utilidades no dia a dia.
    Gostei .  🙂

  25. :wink:lá, Professora!
    Qualquer situação que o ser humano se depara com uma dificuldade com certeza  reação negativa imediata.  Somos testados o tempo todo.  Infelizmente a sociedade está carente, carente de valores, valores distorcidos, dificuldade de receber informações porque está muito rápida, estamos movido ao sistema.  Não trabalhamos interiormente porque esquecemos de escutar o nosso interior.  Aquela voz que fica lá dentro, a intuição.  Concordo com Jim nesta frase que diz no texto:: “Nossa Paz de Espírito é muito mais importante que dinheiro ou posição social” , importantíssimo principalmente nesta fase atual que se encontra o mundo.  Para àqueles que querem mudança  segundo o texto deverá recomeçar, “nascer de novo”, resgatar pensamentos e atitudes positivas que sejam refletidas e administradas para o bem comum.  

  26. Valeria Teixeira · Editar

    Adorei o texto de hoje! Faz a gente parar para refletir sobre diversos “sistemas” aos quais nos acostumamos no nosso dia-a-dia!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.