Será que os Vendedores Realmente Querem Vender?

Cersi Machado
Cersi Machado

Muitos vendedores espalhados pelo Brasil não querem vender aos clientes, querem que a venda feche logo, pois, na verdade, estão focados no próprio bolso. Grande parcela dos indivíduos que atuam em vendas não está disposta a aprender e a praticar o processo da venda, que, quando bem praticado, faz a venda acontecer e traz ótimos resultados financeiros.

A profissão de vendas possibilita ótimos ganhos, pois é uma das poucas profissões que se tem a oportunidade de gerar ótimos lucros para si sem ter que arriscar o próprio dinheiro. O capital investido é da empresa que contrata o vendedor. Mas, para alcançar grandes resultados os vendedores precisam aprender que vender é um processo, diferente de antigamente, quando se “empurrava” um produto ao cliente, ou ter lábia, uma boa conversa, bastava. Especialização, técnicas mais apuradas, gestão, que nada, esta realidade não fazia parte do mundo das vendas há alguns anos.

Jeffrey Gitomer, autor do livro “Bíblia de Vendas”, afirma que devemos mudar a maneira de vender, pois a velha maneira não funciona mais. Segundo ele, “vender é uma ciência, e isso requer experimentação e dedicação”.

Hoje em dia, vender com resultado exige que o vendedor saia da zona de conforto e tenha muita preparação, pois uma venda profissional não se restringe apenas a atender um pedido do cliente. Vender com lucro, proporcionando real satisfação aos clientes envolve várias etapas, entre elas, o atendimento, pois não basta querer vender sem antes oferecer um atendimento nota 10 aos clientes. E, também, é fundamental conhecer o mercado onde se atua, conhecer os produtos que a empresa vende, dominar técnicas de vendas, inclusive de negociação, praticar a pós-venda, além de ter uma grande capacidade de criar bons relacionamentos. Tudo isso alicerçado em um planejamento de metas claras e realistas, definidas na pré-venda, etapa primordial do processo da venda. O vendedor deve ser especialista em ações de pré-venda, sabendo identificar e criar oportunidades para que a venda aconteça de forma efetiva.

Ao se dedicar ao processo da venda, com aprimoramento constante, os ganhos financeiros começam a surgir de forma satisfatória. O escritor e palestrante César Frazão costuma dizer que, “em vendas não existe mágica, é uma relação de causa e efeito”. Se o processo foi bem executado, ótimas comissões estarão por vir.

Para obter êxito no processo da venda, outro fator é essencial: a motivação pessoal, pois ela é a “mola propulsora” dos grandes resultados. Sem motivação não há disciplina para se dedicar em cada etapa que conduzirá ao fechamento da venda. Atualmente os vendedores são motivados a conseguir os resultados custe o que custar, mas, deveriam canalizar a motivação para o processo, técnica + conhecimento + motivação, para que o resultado positivo seja uma consequência certa.

E você vendedor, está motivado a praticar o processo que leva aos resultados em vendas? Está disposto a VENDER, ou disposto a obter o seu ganho financeiro sem ter que ficar se preocupando com o processo? Você se disciplina a praticar a pré-venda, vende benefícios aos clientes e ainda se dedica ao pós-venda?

Lembre-se que vender não é um “bico” ou um trabalho temporário sem importância, mas uma profissão lucrativa para quem leva a sério e se prepara para ser merecedor de sucesso. Portanto, queira VENDER, aprimore cada etapa do processo da venda e, então, ganhe muito mais dinheiro.

Sobre o autor:

Cersi Machado: Palestrante motivacional e treinador comportamental, atuando há mais de 12 anos em T&D. Autor de dois livros e coautor dos livros Ser+. Aplica uma metodologia inovadora em palestras e treinamentos empresariais, combinando conteúdos práticos com base em Gestão Estratégica de R.H, Coaching, PNL, Emotologia, Neurociência do Comportamento, Animação 3D e outras abordagens.

Site: www.cersimchado.com.br

e-mail: cersi@cersimachado.com

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