Demissões Sob Controle

 

Julio Cesar S. Santos
Julio Cesar S. Santos

Você Já Foi Demitido? Qual Foi o Seu Sentimento Naquele Momento? Qual a Relação Entre Uma Demissão e Um Divórcio?

Imagine a seguinte cena: _ Você acaba de chegar ao seu trabalho numa segunda-feira pela manhã. Seu chefe lhe chama à sala dele e, chegando lá, você descobre que foi demitido.

Sua reação foi uma mistura de surpresa, frustração e insegurança. Enquanto você percorre o caminho de volta à sua casa, um filme começa a se materializar na sua mente e suas sensações passam a ser de raiva, medo e vergonha.

Comunicar isso à família não é uma atitude tão simples assim, pois existem notícias de que algumas esposas de profissionais demitidos sugeriram a eles ajuda psicológica.

Na verdade, para esse profissional já havia indícios de que algo estava errado com ele, pois o desgaste emocional já começava a fazer efeito para ambos.

Na primeira reunião ele ficou meio arredio, não se abria com o psicólogo e, em vários momentos, até acabou escondendo informações relevantes.

Porém, com o tempo, o analista acabou ganhando a sua confiança e após alguns meses seu diagnóstico foi inusitado: _ “O seu problema é que você não sabe trabalhar com chefes autoritários”.

Quando uma pessoa se recusa a pensar nos motivos da sua demissão – seu estilo gerencial, novas competências que deveriam ser desenvolvidas ou um aprendizado que necessitasse incorporar – ela deixa intactas as causas da doença que o atingiu.

Não basta apenas descobrir……é necessário reconhecer que o problema existe, pois quando o profissional descobre seu ponto fraco e decide melhorar, 50% da solução foi alcançada.

Mas, o profissional em questão decidiu seguir caminhos diferentes, abrindo sua própria empresa e evitando assim futuros chefes autoritários.

Ele acabou abrindo mão da carreira de executivo de que tanto gostava – não que essa fosse a solução ideal para todos, mas foi a melhor para ele naquele momento.

Vamos agora fazer um exercício de imaginação e mudar de lado; ou seja, o papel de quem demite. Para quem tem a ingrata tarefa de demitir um executivo vai aqui um alerta: _ a demissão é como o divórcio.

O tamanho da ferida dependerá de como você comunica a separação.

Não é uma questão de ser bom ou mau, mas é principalmente uma questão de justiça. Pois todas as vezes que demitimos alguém temos – de certa forma – uma parcela de culpa, assim, como nos divórcios.

Talvez o erro tenha sido no processo de seleção, na falta de treinamento ou na falta de acompanhamento desse profissional.

Não importa. Romper uma relação profissional ou afetiva é uma tarefa das mais difíceis, pois a última impressão é a que fica – para ambos. Lembro-me de uma demissão que presenciei onde a relação entre a empresa e o profissional foi longa e benéfica, para ambos.

Mas, no dia que esse profissional voltou à empresa a fim de pegar de volta seus objetos pessoais, o diretor pediu a ele para abrir a pasta e mostrar tudo o que havia dentro.

Naquele momento a ferida aumentou de tamanho e, pelo que sei, ela continua aberta até hoje e jamais foi curada completamente. Sendo assim, saber usar a pitada adequada de sal na sua comida, pode ser a linha divisória entre ficar saborosa ou salgada.

E, ao contrário do que muitos pensam, a demissão – assim como o divórcio – pode ser a melhor coisa que acontece na vida de um profissional demitido, de quem demite ou até de quem foi casado muito tempo.

 

Sobre o autor:

Julio Cesar S. Santos: Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor do Livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados”. Graduado em Administração com MBA em Marketing. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra Palestras e Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.

site: www.profigestao.blogspot.com

e-mail: jcss_sc@click21.com.br

Anunciar

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.