Não Quero Ser Uma Garota Comum, Não Quero Ter Um Emprego Comum, Uma Casa Comum…

Rita Alonso
Rita Alonso

Olá Amigos!!

Recebi esta semana uma mensagem e resolvi compartilhar com todos vocês porque acredito que seja uma dúvida de muitas pessoas e digo isto porque já foi minha dúvida um dia…
Abraços a todos e fiquem bem!

Prof.ª Rita Alonso

 

“Olá Rita, preciso de sua ajuda me chamo Maria Luiza e tenho 17 anos faço 18 na próxima semana. Pretendo entrar na faculdade, mas ainda não me descobri, sinto que o tempo está passando e ainda nada fiz. Não quero ser uma garota comum, quero conquistar meus sonhos, quero me realizar como pessoa. Sou muito comunicativa e esperta; adoro ler e gosto de imaginar até onde o ser humano pode ir com os limites da vida e o que pode ser feito para melhorá-lo. Sou extrovertida e conheço muita gente apesar de cumprimentar a todos, não gosto de andar com ninguém, muito menos com colegas. Não gosto muito de festas barulhentas, pois prefiro musica ao vivo e barzinhos apesar de não beber. Quero muito me descobrir, mas está difícil! Não gosto do local onde vivo e isso me atrapalha um pouco, pois me sinto diferente. Então com todo esse meu jeito comunicativo adoro conhecer pessoas novas, gosto de poder ajudar pessoas com conselhos ou algo parecido, pois sei escutar. Estava em dúvida sobre qual faculdade eu deveria fazer e comentei com um amigo e ele disse que pelo jeito seria bom Gestão De Recursos Humanos. Você pode me ajudar? Preciso encontrar um caminho, pois o tempo passa rápido demais para quem nada faz. Não quero ter um emprego comum ou uma casa comum como todo mundo; sinto que posso mais que isso, mas preciso me auto-descobrir. Conheci seu site e gostei muito, descobri que é professora de RH e parece ser uma boa pessoa, gostaria que você me ajudasse. Estarei esperando ansiosa por uma resposta beijos no seu coração. Me ajude a tirar esse vazio de falta de conhecimento futuro de mim. Beijos. Fui…”

 

“Olá Maria Luiza,

Achei muito interessante seu comentário, pois você é rica em DETERMINAÇÃO, e isto é imprescindível ao ser humano… Sem determinação e motivação não chegamos a lugar algum…

O único problema, Maria Luiza, é que você sabe que chegar a algum lugar, mas não sabe aonde é esse lugar…

E a resposta está dentro de você mesma e não dentro de alguém… Nunca ninguém te dará esta resposta só você mesmo!!

Mas a notícia boa é que esta resposta virá dentre em breve, pois é só com o passar dos anos e a experiência de vida é que nos deparamos com as certezas e as respostas aos nossos questionamentos!

Outra coisa que gostaria de mencionar é que no seu comentário, você diz que não quer ser uma garota comum, ter um emprego comum, ou uma casa comum como todo mundo…

Mas essa resposta eu posso te dar: Não existem empregos comuns ou casas comuns ou qualquer outra coisa comum… Pois o simples fato deles pertencerem às nossas vidas (emprego, casa, roupas, carros) já os faz especial para nós. E sabe por quê? Porque somos nós que os transformamos de algo comum a algo especial… Pois fomos nós que lutamos para conquistar, para comprar, para adquirir… E temos a obrigação de valorizar isso!

Por exemplo, sabe aquela camiseta bem simples e básica que sempre temos no nosso guarda-roupa e quando jogamos um acessório: um colar, um lenço ou um broche, ela fica tão lindinha que os amigos a admiram! Pois é assim com a vida; somos nós os responsáveis pelos complementos que fazem com que algo comum se transforme em algo muito, mas muito especial…

Todo seu questionamento, que você chama de descoberta, quando diz: “AINDA NÃO ME DESCOBRI”, faz parte de algo chamado amadurecimento.

Profissionalmente falando, acredito que você deveria fazer um teste de aptidão profissional que em muitas faculdades são aplicados gratuitamente ou procurar a secretaria de várias universidades onde estão disponíveis programas dos cursos superiores aos alunos, conversar com coordenadores acadêmicos para conhecer um pouco sobre a área que você desejaria escolher…

Existem hoje em dia inúmeros cursos tecnológicos que têm status de nível superior sendo que o tempo de conclusão é bem menor, cerca de dois anos e meio como por exemplo: Petróleo e Gás, Investigação criminal, etc.… e que é uma boa escolha. (Atualmente sou professora de uma turma de Perícia e Investigação Criminal na universidade onde atuo).

Maria Luiza, você deve também realizar cursos do SENAI ou SENAC como, por exemplo: Artes Gráficas; Confecção e Moda, Alimentos, etc. talvez partindo para seu próprio negócio. Não obrigatoriamente fazendo uma faculdade.

A área de Recursos Humanos é uma área linda! E como você diz que é comunicativa, gosta de estar com pessoas, poderia fazer algum cursinho na área. Se estiver no Rio, a Universidade Estácio de Sá oferece os cursos de férias por preço bem popular e eu mesma também ministro alguns dentro da área de RH. São cursos onde você terá a oportunidade de conhecer um pouco a área e se encantar. Ou não. Mas é um caminho, como tantos outros, que precisa estar estudando sempre, se atualizando sempre… Como você disse que gosta de estudar o comportamental das pessoas isto já é muito bom! Mas, lembre-se, precisa estudar muito, ler demais (principalmente porque lendo a gente aprende a escrever!), ficar antenada com tudo que acontece no mundo e ligada em ótimos sites da internet que é um manancial de informações para nós recrutadores.

Maria Luiza parabenizo pelo seu aniversário e gostaria de ter um retorno seu a respeito. Desejo toda a sorte do mundo para você e acredite que já me senti como você e todas as pessoas que estão lendo isso agora também já sentiram, em algum momento da vida, o mesmo, porque já tivemos a sua idade e é nesta idade que aparecem tais questionamentos. Mesmo o homem mais rico, mais inteligente, mais realizado profissionalmente já passou por uma fase na vida que não sabia qual o caminho a seguir, portanto não se cobre tanto. Não tenha medo.

As respostas virão… Acredite!

Um Abraço e fique bem…
Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos.Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional,ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

Compartilhar Este Post

36 Respostas para "Não Quero Ser Uma Garota Comum, Não Quero Ter Um Emprego Comum, Uma Casa Comum…"

  1. Adorei, gosto muito de como você consegue expressar de forma clara as suas opiniões, mostra a sensibilidade que há em sua alma, parabéns Rita.
    Achei demais esta parte: ” Não existem empregos comuns ou casas comuns ou qualquer outra coisa comum… Pois o simples fato deles pertencerem às nossas vidas (emprego, casa, roupas, carros) já os faz especial para nós. E sabe por quê? Porque somos nós que os transformamos de algo comum a algo especial… Pois fomos nós que lutamos para conquistar, para comprar, para adquirir… E temos a obrigação de valorizar isso!”, Você é Rita, antes de tudo, um ser humano maravilhoso.
    bjussssssss
    Vera Fonseca

  2. Claudete Milan · Editar

    É !!! O mundo precisa mais e mais de ”
    Fernão Capelo Gaivotas” Apreciei bastante seus comentários que são sempre pontuais e com ‘aquele’ algo mais de sensibilidade e sensitividade. Beijos

  3. Rejane Doveri Reigadas · Editar

    Boa Noite Rita. Parabéns pelo artigo, gostei bastante porque todos nós passamos por isso, não é mesmo?

    Eu penso que essa duvida é normal na idade dela, e as vezes, chegamos aos quarenta e tomamos rumos diferentes, conheço pessoas que deixaram empregos maravilhosos para morar na praia e montar quiosque, pessoas de carreira bem sucedida para se dedicar as artes, como pintar tela por exemplo. O teste de aptidão seria o ideal mesmo. E quanto fazer a diferença, é pura dedicação, compromisso e fidelidade. Ela já tem o principal, vontade e determinação.Vai chegar lá com certeza.Beijo Grande Rita.

  4. O primeiro passo a ser dado é ter humildade para saber escutar, assim você com toda esta determinação, chegará lá!

  5. eu tenho 3 filhas uma e especial.1 tenente da marinha ,e a outra ezecutiva de recursos humanos da valedo rio doce ,viaja muito,ela tem 2 filhos 1 de 9 e outro de 2
    quando era adolesente  dizia que jamais seria como eu que trabalhava muito sem muito tempo pra elas hj ela viaja pra malazia e fica meses sem os filhos
    e td uma questao de oportunidade e hj eu q sofro pelo meus netos mas ela ta feliz realizada .
    entao  td vem com o tempo 
    gosto muito do livro de proverbios 9 A TEMPOS PARA TODAS AS COISAS 
    BJ RITA PARABENS ADOREI

  6. Olá! Só quero deixar mais uma dica para Maria Luiza: não tenha pressa, não é porque vc terminou o ensino médio que é obrigada, neste momento, a se decidir por uma profissão… aguarde, faça vários cursos rápidos nas áreas de seu interesse, aí vc poderá perceber com mais clareza o que te chama mais atenção e que tem a sua “cara”, ok? no mais, parabéns!

  7. “Comum? e quem é comum? O mundo exige coisas e ações muitas vezes, e nós nos cobramos o agir, o pensar, o fazer, o não fazer de certa forma padronizada. Cada ser humano é especial! Pensando bem somos um único exemplar no planeta terra. Não existe nenhum ser igual ao outro, então podemos pensar que não somos comuns, somos “únicos”… Quanto ao trabalho, realmente existem dúvidas para todos… e será que podemos avaliar os nossos resultados ou os nossos desempenhos apenas pelo lado material? Será que a vitória , o sucesso depende somente disso? dessa aparência? O que seria a riqueza? Qual o valor dela ? Hoje por tantos fatos desagradáveis, até trágicos, que acontecem diariamente, penso que a vida vale mais do que qualquer outra coisa. A riqueza , ou o sucesso material nem sempre significa bem-estar, realização, paz interior, consciência tranquila. As aparências enganam. Há muitos “bem sucedidos pobres” e há pobres muito bem sucedidos como pessoas. Ninguém deve preocupar-se tanto em ter, mas sim em ser … ser melhor, ser bom, honesto, competente, criativo, e estar no mundo para fazer o bem. Isso é fundamental. O resto é engano, muitas vezes. A vida merece respeito, compreensão. O trabalho que desempenhamos é apenas uma tarefa, um exercício. E se nos comportamos de maneira adequada, certamente teremos a recompensa.”

  8. Comum? e quem é comum? O mundo exige coisas e ações muitas vezes, e nós nos cobramos o agir, o pensar, o fazer, o não fazer de certa forma padronizada.  Cada ser humano é especial! Pensando bem somos um único exemplar no planeta terra. Não existe nenhum ser igual ao outro, então podemos pensar que não somos comuns, somos “únicos”… Quanto ao trabalho, realmente existem dúvidas para todos… e será que podemos avaliar os nossos resultados  ou os nossos desempenhos apenas pelo lado material?  
    Será que a vitória , o sucesso depende somente disso? dessa aparência? O que seria a riqueza? Qual o valor dela ?
    Hoje por tantos fatos desagradáveis, até trágicos, que acontecem diariamente, penso que a vida vale mais do que qualquer outra coisa. A riqueza , ou o sucesso material nem sempre significa bem-estar, realização, paz interior, consciência tranquila. As aparências enganam. Há muitos “bem sucedidos pobres” e há pobres muito bem sucedidos como pessoas.  Ninguém deve preocupar-se tanto em ter, mas sim em ser … ser melhor, ser bom, honesto, competente, criativo, e estar  no mundo para fazer o bem. Isso é fundamental. O resto é engano, muitas vezes.  A vida merece respeito, compreensão. O trabalho que desempenhamos é apenas uma tarefa, um exercício. E se nos comportamos de maneira adequada, certamente teremos a recompensa. 

  9. Minha querida Rita, hoje pela manhã eu estava navegando pelo meu Orkut e vi, li e adorei esta história, que eu acho que serve para você publicar como resposta para nossa amiguinha meio perdida… Beijos !!!

    Muitas pessoas gostariam de ter escrito isto: Veja só e leia com atenção!!!

    “Quando eu for bem velhinho, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de vinho do Porto, dizendo aos meus netos:
    – Queridos, venham cá. Fechem a porta com cuidado e sentem-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisinhas pra contar para vocês.
    E assim, dizendo apontando o indicador para o alto: – O nome disso não é conselho, isso se chama corroboração!
    Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.
    Por isso, vou colocar mais ou menos assim para vocês: É preciso coragem para serem felizes. Sejam valentes.
    Sigam sempre os seus corações. Para onde eles for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão. E satisfaçam seus desejos. Esses são seus direitos e obrigações.
    Entendam que o tempo é um paciente professor que irá fazer vocês crescerem, mas escolham entre ser uma grande pessoa ou uma pessoa grande, vai depender só de vocês.
    Tenham poucos e bons amigos. Tenham filhos. Tenham um jardim. Aproveitem suas casas, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
    Cuidem bem dos seus dentes.
    Experimentem, mudem, cortem os cabelos. Amem. Amem pra valer, mesmo que ele seja o carteiro(a), faxineiro(a) e qualquer outra profissão.
    Não corra o risco de envelhecerem dizendo “ah, se eu tivesse feito…”
    Tenham uma vida rica de vidas.
    Vai que o carteiro(a) e o faxineiro(a) ganhem na loteria – tudo é possível, e o futuro é imprevisível.
    Vivam romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
    Façam sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazerem amor.
    E tomem conta sempre da suas reputações, elas são bens inestimáveis. Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se vocês derem chances elas inventam também detalhes desnecessários.
    Se vocês forem casar, faça por amor. Não façam por segurança, carinho ou status.
    A sabedoria convencional recomenda que vocês casem com alguém parecido com vocês, mas isso pode ser um saco!
    Prefira a recomendação da natureza, que com as justificativas de aperfeiçoarem os genes na reprodução, sugiro que vocês procurem alguém diferente de vocês. Mas para ter sucesso nessa questão, acreditem no olfato e desconfiem da visão. É o nariz de vocês que diz a verdade quando o
    assunto é paixão.
    Façam do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação. Leiam mais e bastante.
    Pintem, desenhem, escrevam. E por favor, dancem, dancem, dancem até o fim, se não por vocês, o façam por mim.
    Compreendam seus pais. Eles amam vocês para além de suas imaginações, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão.
    Cultivem os amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor.
    Não cultivem as mágoas – porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
    Era só isso meus queridos netinhos. Agora é a vez de vocês. Por favor, encham mais uma vez minha taça e me contem: Como estão vocês?”

  10. Ceicinha Bakana · Editar

    Boa tarde Rita! Adorei o texto. Não é interessante ser só mais um no meio da multidão, tem que fazer a diferença.

    Bjo cheio de mimo! Ceicinha Bakana

  11. Maria Lúcia Simões · Editar

    Maria Lúcia escreveu: “Querida Rita Alonso,gosto muito de seus textos, obrigada.”

  12. Boa tarde, Maria Luíza.
    Tem varias, áreas que você daria bem, como psicologia e RH.
    Eu atualmente estou fazendo Recursos Humanos, estou amando, pois alem de mexer com com administração de empresas mexe também  com pessoas.

  13. Pastora Alda Gladstone · Editar

    :roll:Parabéns amada Rita Alonso .Gostei imenso do seu artigo ! Você é uma bênção para a humanidade ! É bem verdade, que todos nós nos deparamos sobre o que fazer da nossa vida .Muitas vezes penso :Devemos esquecer os momentos ruins, e lembrar sómente os bons, e seguir em frente.É isto que nos trás paz e alegria enquanto vivemos neste mundo ! Um beijo do tamanho deste mundo !

  14. deolinda batalim · Editar

    Realmente,  quem assim  se posiciona  numa  atitude ganhadora  já não  é uma pessoa comum. E  está   no caminho para poder realizar os seus sonhos  pois se nota que é batalhadora.  Só posso incentivar para que Maria  Luísa continue perseguindo os seus sonhos sem nunca esmorecer. Ainda  que algumas tentativas não dêem certo, não se frustre, isso  também é normal.  Mas as pessoas incomuns não se deixam derrotar  por batalhas  perdidas, antes as usam como trampolim. Parabéns  Maria Luísa. Parabéns  Rita  Alonso. Gostei de  conhecer a determinação desta jovem. Bjo.   🙄

  15. Cida Lemos Melo · Editar

    Interessantíssima essa matéria, pois, o jovem sempre tem algumas dúvidas, e neste caso, sua posição Rita foi perfeita. Continue assim querida, pois, são de sites e blog’s como este que não só os jovens, pois, em todas as idades surgem as dúvidas. Parabéns e sucesso sempre.

  16. Joaquim Santos · Editar

    Maria Luiza,

    Gostei muito de sua postagem, por favor aceite meu comentário como uma modesta e sincera contribuição.

    Quando nascemos, já encontramos um mundo em pleno e dinâmico funcionamento, com regras, modelos sendo utilizados, revisados e modificados, e modelos prontos para consumo, e ai estamos nós, tentando entender essa dinâmica toda, tentando nos encaixar, entrar nessa roda gigante que não para pra gente subir nela.

    Em sua idade, ou em torno dela, começamos a perceber o tempo, AH! O tempo!!, outra coisa que até então nem sequer sabíamos que existia, apenas vivíamos, nosso tempo era o AGORA, e de repente o AGORA começa a apontar para, nos deslocar para um tempo que ainda não chegou.
    Essa nova percepção, de que o tempo passa, querendo nós ou não, nos traz uma certa angústia que se projeta em nosso AGORA, que devido ao tempo, já não se limita a um Agora, esta percepção é o FUTURO.

    Nada podemos afirmar sobre o futuro, mas podemos arriscar, em função de nossa trajetória de vida, que ele pode ser sonhado como sendo um jardim, onde um dia brotará as sementes que plantamos AGORA.

    Não se preocupe em definir com precisão o futuro , já imaginou fazermos um “download” do futuro?, a magia da vida esta em não sabermos, não termos controles efetivos sobre o que irá acontecer no futuro, e essa magia, não é a toa, ao meu ver ela existe para darmos todo o valor possível ao nosso AGORA, e para praticarmos o exercício que nos conduz a sabedoria , “o exercício da paciência”, esse exercício acalma a ansiedade, “angústia de costas”, pode acreditar.

    Não se preocupe em “o você vai ser no futuro”, “ em dar certo”, construa um sonho , vislumbre “QUEM, QUE PESSOA VOCÊ QUER SE TORNAR”, esse é o grande sonho !!!!!
    “SÓ REALIZAMOS O QUE SONHAMOS”, construa um sonho belo e motivador, inspirador, que por ele mesmo você se veja e se sinta em um tempo que haverá de vir, certamente ele virá.

    Sua curiosidade e inquietação pelas questões da vida são maravilhosas, “AS PERGUNTAS MOVEM O MUNDO, NÃO AS RESPOSTAS”.

    Sugiro que a partir desse sonho, você procure um profissional ( coach ) que possa te orientar na realização desse sonho. Por favor cuidado, o sonho esta em você e não nas opções que a vida nos oferece.

    Um abraço amigo.

    Joaquim Santos : Professor de Gestão e Empreendedorismo, Relações interpessoais no trabalho,
    Coach, life designer, work designer,
    Terapeuta holístico, professor de artes do Zen
    Joaqukim@gmail.com

  17. Rosiclei S. L. Peyneau · Editar

    Acredito que a qualificação profissional é muito importante hoje em dia seja ela através de cursos profissionalizantes ou a nível de terceiro grau! Parabéns pela publicação! Bjus…

  18. Victória Ferreira · Editar

    Texto excelente! Achei a cara de uma amiga minha e já repassei para ela poder ler. Rita querida, arrasou nas palavras, dizeram tudo de uma forma simples. Beijo

  19. Kelly Cordeiro · Editar

    Parabéns Rita…
    Ótimo texto/resposta.
    Adorei seus questionamentos e sua ajuda.
    Todos acabamos nos deparando com estes questionamentos sobre o que fazer da vida.
    A sensação de completude, de realização é intrinseca a todos os indivíduos.
    Com suas palavras acredito que você ajuda todos que lhe procuram para ter uma luz. As vezes não enxergamos bem aquilo que está na nossa frente, ou até mesmo dentro de nós.
    Ótima leitura para abrir a semana.
    Parabéns por seu trabalho.
    Digo e repito, um dia quero ser um pouquinho de você.
    Beijos e tudo de bom para você sempre.

  20. Cecília Buarque · Editar

    Rita minha grande amiga, adorei o seu artigo e amei os comentários do Gildo, realmente todos nós tivemos uma dia em nossa vida que nos perguntamos isto, mais veja bem eu só me encontrei depois dos 20 anos quando fiz na UNESA psicologia com o nosso grande Mestre Gildo Faria, foi naqueles 4 anos que realmente eu me ligava no que ele falava e fui realizando em mim a minha formação acadêmica, pois meu Pai por ser Desembargador queria que eu fosse Juíza ou advogada, mais nunca foi o que eu queria ser e hoje eu trabalho na área de RH e quando eu tenho alguma dúvida com relação, como agir eu ligo para o meu grande amor Gildo e ele com aquele jeitinho maravilhoso me dá as dicas e com isto eu vou a cada dia aprimorando mais os meus conhecimentos dentro da área comportamental da Psicologia. 
    E para a nossa amiguinha  Maria Luiza quero parabenizá-la pelo seu aniversário e dizer para ela seguir as dicas que o nosso Mestre Gildo Faria escreveu, que logo aparecerá a sua vocação profissional com muito sucesso ou então tenta entrar em contato com ele, pois com certeza o mesmo lhe dará dicas maravilhosas como ele sempre dá para todos que o procura… Beijinhos !!!
    E parabéns Rita, pois você realmente é uma discípula de Gildo Faria, seu artigos são ótimos e acho que o nosso Mestre tem razão quando diz que você o superou e é por isso que ele te adora…

  21. Agora vocês vão me perguntar: Porque você narrou desta sua história ? Foi para aparecer né ?
    Não mesmo, pelo contrário foi para mostrar para todos a importância de uma coisinha chamada vontade..
    E para a minha amiguinha Maria Luiza parabenizo também pelo seu aniversário e gostaria te deixar algumas palavrinhas e uma mensagem: Lembre-se sempre siga o horizonte é e sempre será a sua estrada de sucessos, não viva em função de ninguém, realize os desejos da Maria Luiza com respeito e sabedoria, ela é a única pessoa que nunca mentiu para você e vai estar contigo até os últimos dias de sua vida, desistir jamais o mundo não foi feito para ser conquistado e sim para os conquistadores de sonhos e vencedores da vontade…
    Veja bem, no início do mês de Março uma ex-aluna e ex-paciente me ligou e me disse chorando: Gildo meu Mestre querido eu já fiz 5 concursos e não consigo passar, o que eu tenho que fazer me ajuda por favor  e eu na maior calma disse:  Calma menininha as vezes temos que fazer 10 concursos para se passar no décimo primeiro e comecei a rir para relaxar e ela começou a rir também e eu voltei a falar: O que está faltando é a vontade e acreditar mais em você, faça a terapia da respiração e quando estiver mais leve e calma comece a fazer a prova e para a minha maior alegria ela passou no último concurso que ela fez no dia 20/03/2013 e ela acha que foi porque falou comigo. Não foi não, foi por que ela acreditou no que eu lhe falei e quando uma pessoa acredita no que escuta e coloca em prática o sucesso é garantido…
    E eu desejo para você Maria Luiza a mesma determinação, garra e querer, somada com vontade para definir  e querer fazer algo que possa te completar e te realizar profissionalmente e lembre-se o profissional só é profissional, quando ele faz algo com vontade e satisfação….   Beijos e muito sucesso para você menina….. 

  22. Boa noite minha querida e eterna Rita Alonso, que prazer enorme poder participar mais uma vez de um artigo deste seu, pois você sabe né ?  É  um assunto que eu adoro, pois faz parte da minha área, que é a comportamental.  Rita olha como é um pouco complicadinho e não impossível. volto a te dizer, lembra do que eu falava em sala de aula lá na UNESA, quando tive o prazer de ser seu Professor, veja se não era assim: A inteligência e a sabedoria é uma luz que ilumina o nosso caminho, mais não nos faz caminhar, o que nos faz caminhar é a  VONTADE, então não adianta ser forte, valente, inteligente, sábio, comunicativo e outras qualidades se não tiver VONTADE. É comum nos tempos atuais, nós depararmos com pessoas formadas e sem emprego e pessoas semi analfabetas ou com pouco estudo empregadas ou com o seu comércio aberto ganhando dinheiro e vivendo muito bem, então você começa a analisar a vida desta pessoas, chegamos a um resultado incrível: Elas trabalham incansavelmente, se divertem com limites, não gastam dinheiro em coisas desnecessárias, não tem vícios e outras atitudes que dizem que é viver mais para eles o mais importante é vencer e vencer sem reclamar da vida ou criticar alguém ou alguma coisinha. Rita minha querida, você sabe eu cresci em uma família maravilhosa  mais muito pobre, então o que eu fiz comecei a trabalhar com 13 anos de idade para ajudar meus pais e tentar vencer, pois era o que eu queria. Estudava muito e trabalhava muito sem reclamar e sem cansar, pois muitas vezes o cansaço está na mente mais conhecido como preguiça popularmente falando e eu nunca tive, Comecei a trabalhar numa empresa chamada Metal Leve como Office-boy  e aos 18 anos eu já era chefe de digitação dentro do C.P.D. que era o Centro de Processamento de Dados e aos 36 anos eu já era o Gerente do C.P.D. e aos 38 anos eu sai da empresa para montar a minha própria empresa que se chamou GP 2000 Informática Ltda. Neste mesmo período, tive o prazer de me formar, não no que o meu Pai queria, que era Contador, então fiz: Pedagogia com licenciatura plena em administração Escolar, Administração, Psicologia, Pós em educação voltada para a psicologia aplicada e por último Mestrado em Administração de negócios para continuar dando aulas na UNESA até 2006 quando me aposentei.
    Vocês a me perguntam: Porque você narrou desta sua história

  23. MARIA LUCIA SIMÕES · Editar

    Parabens por ter publicado a mensagem desta jovem, Este blog, com seus textos contemporaneos e publicando questionamentos desta garota que pode assim ser ouvida e trouxe mais impacto do que escrever sobre a mensagem recebida, PARABENS PROF. RITA ALONSO POR ESTAR CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO E PARA QUE A VOZ DOS JOVENS POSSA SER OUVIDA COM MAIS ATENÇÃO. ABRAÇOS.

  24. Muito bom o artigo, Rita. Essa dúvida é de muitas pessoas e a resposta está mais perto do que pensam, está dentro de nós, realmente.

  25. ELIZABETH DE JESUS PEREIRA · Editar

    Muito boa sua resposta Rita.
    A jovem está buscando conhecimento e respostas que estão nela mesmo.
    Isso realmente é um grande passo.
    Desejo sucesso,boa sorte.
    Beijos.

  26. solange albuquerque · Editar

    BOA TARDE!!! As coisas Boas demoram pra Chegar. E quando Chegam,Voce percebe porque demoraram Tanto,antes de Acreditar na Vida Acreditei em MIM… Momentos Bons e Ruins fazem parte da VIDA!!! Adiferença entre eles e que um MARCA, e o outro ENSINA,Um forte abraço MARIA LUIZA.

  27. Heloisa Guttmann · Editar

    Somos seres exclusivos … cada qual com o seu próprio brilho !
    O que nos diferencia é a personalidade , e as características de cada um .
    O que você tenha escolhido para a sua vida, que seja criativo, dedicado e disciplinado… dê o seu melhor ! e faça a diferença !
    Beijos.  😉

  28. Olá, amiga.
    Transformar essa ansiedade na expectativa do melhor por vir seria muito bom. Espero que a Maria Luiza descubra como e acredito que ela já o esteja fazendo sendo alguém comunicativa, que busca orientações, sem medo de ser feliz. Ler é a minha sugestão. Não é a solução porque para alcançar nossos objetivos há sempre várias etapas. Ler é uma delas, somente. Creio que a Maria Luiza está no caminho certo para descobrir que ser comum não é tão ruim assim, depende de como ela entende isso. Sua resposta foi clara e objetiva visando a direção a tomar nessa idade em que ela se encontra. Parece ser uma menina muito inteligente. Saberá “ler nas entrelinhas” e fazer suas escolhas.
    Quanto a você, minha querida amiga, é uma pessoa comum, dessas abençoadas por ter a dádiva de poder oferecer seus serviços para o bem do próximo. Isso é um dom que Deus decidiu na sua vida e você o cumpre muito bem. Beijos de outra pessoa comum. Eu. Maggie

  29. Veronica Pereira Ferreira · Editar

    Ninguém em principio quer ser comum, ser apenas mais um na multidão, não há nada mais satisfatório do que se realizar sonhos, mas para isso é preciso se ter garra e objetivos claros em mente, nada cai do céu por descuido, ha que se lutar muito para que os sonhos aconteçam, fazer sacrifícios inclusive pessoais, abdicar de si mesmo em alguns casos, e fazer o que for necessário para atingir a meta,isso não quer dizer que se tenha que prejudicar alguém, claro que não, e no final vc olha para trás e diz a sim mesmo ufa eu consegui, e essa sensação é simplesmente maravilhosa!!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.