A Magia das Cores no Ambiente do Marketing

Gladis Costa
Gladis Costa

Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”. Pablo Picasso

Em que medida a cor influencia o processo de compra de um produto? Muito, muito mais do que imaginamos! Embora para estudiosos do assunto, a venda seja a arte da persuasão, as cores têm um peso muito grande aos olhos do consumidor e podem sim definir o jogo “compro/não compro”. Por exemplo, ao lançar um novo produto, o consumidor valoriza o aspecto (leia-se design) e a cor – atributos totalmente visuais, valorizando-os mais do que a própria textura, o cheiro ou som, ou seja, compramos com os olhos, o que pode ratificar aquela velha expressão “a primeira impressão é a que fica” ou pelo menos é a que faz alguém entrar num site, clicar na imagem de um produto, entrar numa loja ou tomar uma atitude que possa levar à decisão de compra.

A KISSmetrics (blog.kissmetrics.com/color-psychology/), uma consultoria ligada a pesquisas de marketing, publicou o interessante artigo: “How Colors do Affect Purchases”? (Como as Cores Realmente Afetam as Compras?), apresentando fatos muito interessantes sobre a reação dos consumidores quando expostos a cores e produtos. Este artigo enfoca o mercado norte-americano, mas não creio que a situação seja diferente no Brasil, dada a popularidade da moda, música, filmes, seriados, games, tecnologia, enfim, a estética americana faz parte da nossa vida.

Voltando ao assunto ou espectro das cores, esta consultoria revelou que as cores podem ter um efeito poderoso em determinados tipos de consumidores. Por exemplo: compradores compulsivos são muito atraídos pelas cores vermelha, laranja, preta e azul. Estes compradores estarão especialmente “abertos” para ambientes como outlets, liquidações e fast foods. Compradores conservadores, aqueles que respeitam religiosamente seu orçamento, são muito afetados pelas cores verde-água e azul marinho e são vistos com muita atenção por bancos e grandes lojas de departamentos. Compradores comuns são atraídos por lojas de vestuários através das cores rosa, pink e azul claro.

O que as cores transmitem de uma maneira geral, em termos de design e como é utilizada pelos profissionais de comunicação? Bem, aqui vai uma pequena análise:

  • Amarelo: Otimismo, juventude, calor – utilizada em vitrines de lojas.
  • Vermelho: Energia, vitalidade, urgência – muito usada em mensagens de promoções e liquidações.
  • Azul: Credibilidade, segurança, calma, confiança – Usada em bancos, negócios, empresas de tecnologia e medicina.
  • Verde: Saúde, bem-estar. É a cor mais fácil de ser processada pelos olhos, é relaxante e utilizada em propagandas que vendem o conceito green, ecológico, orgânico, natural. Sugere crescimento, sustentabilidade, e é usada em anúncios ligados a saúde, meio ambiente, turismo, campanhas do governo, educação, medicina e ciência.
  • Laranja: Agressivo e ousado. Sugere a ação imediata, tomada de decisão rápida. Normalmente usada em campanhas de assinaturas de revista, serviços, catálogos de compra.
  • Rosa: Feminino e romântico. Transmite delicadeza, calma, paz, leveza. Mulheres adoram.
  • Preto: Luxo, elegância, poder, precisão, profissional. Usado para campanhas de produtos do mercado de luxo, moda, embalagens de cosméticos, construção, peças de comunicação para o mercado corporativo. Transmite credibilidade.

As cores de uma maneira geral são responsáveis em 80% pelo fortalecimento de uma marca. E o fortalecimento da marca impulsiona a confiança do consumidor. Em campanhas de lançamento de novos produtos, 93% dos consumidores são impactados pelo aspecto visual do produto.

Se pensarmos nas cores utilizadas pelas empresas no gráfico Color Emotion Guide ou Guia de Cor das Emoções, percebemos que suas escolhas são coerentes e óbvias. Estas empresas estão nitidamente interagindo ou querendo interagir com públicos muito específicos e devem estar obtendo um grande sucesso. O que você acha?

Mais informações sobre o Color Emotion Guide estão no site http://blog.bufferapp.com

Sobre a autora:

Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.

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