Com aproximadamente dois mil funcionários em trabalho remoto, companhia cria o manual ‘Modo Reunião’ com sete passos que promovem bem-estar e produtividade
São Paulo, maio de 2025 – Desde 2023, o Grupo HEINEKEN tem implementado o “Modo Reunião”, um guia de boas práticas para reuniões online que estabelece sete passos simples e eficazes para otimizar o tempo e aumentar a produtividade. A iniciativa surgiu em resposta às mudanças no ambiente de trabalho durante e após a pandemia, quando a companhia adotou o teletrabalho em suas áreas corporativas. Em 2024, a ação foi direcionada para quatro áreas administrativas – Finanças & Compras, Marketing, Digital & Tecnologia e People – que registraram uma melhoria de 18%, superando significativamente a meta inicial de 5%. Além disso, a favorabilidade na Pesquisa de Clima dessas áreas combinadas aumentou de 60% para 71%, um crescimento de 11 pontos percentuais.
A ideia foi concebida para combater o excesso de reuniões, permitindo que os colaboradores direcionem seu tempo para atividades que favoreçam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal. Para Luísa Faria, Diretora de Pessoas e líder do projeto, a estratégia só obteve resultados positivos ao unir forças com as áreas de Pessoas, de Desenvolvimento & Cultura e Diretoria de Felicidade para fortalecer a cultura e desenvolver conteúdos e treinamentos sobre o tema. Além disso, ter os Vice-presidentes dessas áreas engajados com a inciativa foi um diferencial.
A área de Digital & Tecnologia também teve participação e um papel fundamental no apoio à capacitação dos colaboradores por meio de treinamentos sobre Produtividade Digital. Foram disponibilizados um guia com habilidades essenciais para navegar no trabalho remoto, além de dicas práticas sobre o uso mais eficiente das ferramentas de trabalho, como Teams, Outlook, Planner, Copilot entre outros, com o objetivo de tornar o dia a dia mais produtivo, trabalhando mais de forma assíncrona e melhorando a colaboração e a comunicação entre as equipes.
“Com a redução do número de reuniões e a adoção de regras claras para sua condução, os funcionários relataram maior eficiência em suas rotinas de trabalho. Isso não apenas aumentou a produtividade, mas também proporcionou mais tempo para autocuidado e desenvolvimento de habilidades, aspectos essenciais para o bem-estar no ambiente corporativo. O ‘Modo Reunião’ nasceu após uma pesquisa de clima que revelou insatisfação com a produtividade das reuniões. Testamos a iniciativa em quatro áreas piloto – Finanças, Marketing, Pessoas e Tecnologia – e, após resultados positivos, expandimos para toda a empresa por meio do engajamento de nossos líderes em um manifesto coletivo”, completa a executiva.
Os sete pilares do “Modo Reunião”
O guia estabelece práticas simples, mas transformadoras, que incluem:
- Reuniões devem ocorrer dentro do horário de trabalho. Além disso, é importante reservar na agenda alguns horários de foco para leitura de emails, chats ou trabalhos que necessitem de concentração.
- Limitação da duração entre 25 e 45 minutos, para que os minutos restantes sejam usadas para pausas e praticar o autocuidado.
- Reuniões acima de 1h30 precisam incluir 10 minutos de descanso.
- Proibição de agendamentos no horário de almoço.
- Sextas-feiras à tarde livres de reuniões para que os profissionais tenham mais tempo de foco e organização da próxima semana.
- Reuniões com a equipe de vendas devem ocorrer preferencialmente às segundas-feiras.
- Limitação de sete slides para apresentações.
Além dessas diretrizes, há orientações adicionais para organizadores e participantes de reuniões:
- Organizadores devem garantir que os convites sejam enviados às pessoas certas, com objetivos e ações bem definidos, e sempre com antecedência mínima de 24 horas.
- Participantes devem questionar convites sem propósito claro e, caso não possam participar, delegar um representante do time.
Todos são incentivados a manter foco total nas reuniões, evitando o uso de celulares e silenciando notificações.
Foco no bem-estar corporativo
A iniciativa reflete o compromisso do Grupo HEINEKEN com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e respeitoso. “Este é só mais um exemplo das ações do Grupo HEINEKEN para promover o bem-estar dos colaboradores. Somos movidos pela paixão em ser a melhor cervejaria para o time de pessoas colaboradoras, parceiros, clientes, consumidores e toda a sociedade. Na companhia, todos têm acesso a um ambiente de trabalho leve, informal e respeitoso, para que as pessoas se sintam confortáveis para ser quem são e, dessa forma, sejam protagonistas de suas carreiras”, finaliza Luísa.
Sobre o Grupo HEINEKEN:
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e