Resiliência – Arriscar é preciso e faz bem!

banner

Valquiria Nunes
Valquiria Nunes

Resiliência é um termo vindo da física, atrelado à capacidade de flexibilidade de objetos e materiais que voltam ao estado natural após sofrerem pressão. Essa capacidade é a mesma exigida pelas empresas em situações diversas do cotidiano e da vida. A cobrança diária por resultados e alto grau de competitividade em que vivemos, traz a necessidade de se superar, de transpor obstáculos e cada vez mais utilizarmos de mecanismos que possam lidar e reavaliar a situação difícil em questão. Mas como fazer isso? Fugir ou fingir que o problema não existe não é a solução ideal, com certeza. Ter a consciência de que existe uma dificuldade já o primeiro passo. Para lidar com as dificuldades é preciso ter atitudes e resgatar habilidades como:

Autoconfiança acredite no seu potencial. Foque nas habilidades que possui. Não busque justificativas e sim soluções.

Ver a dificuldade como oportunidade de negócio, se coloque numa posição de empreendedor, naturalmente você passa a analisar o fato e as possibilidades. Seja estrategista.

Dar um toque de bom humor. Seja flexível primeiro com você. Se permita errar para então, acertar.

Controlar a emoção. Não tome decisões baseadas na emoção. A razão precisa prevalecer em momentos de pressão. Aprenda com você mesmo, se conheça melhor para se respeitar mais e assim, ter o domínio da situação.

Aprenda a lidar com o NÃO. A frustração muitas vezes é supervalorizada por levarmos o “não” como fator pessoal. Reveja, reflita sobre os erros e retome. Existem muitas rotas a serem traçadas por você.

Não perder o foco no que acredita. Mas lembre-se de, também estar atento às mudanças. Esse processo de aprendizagem você consegue no relacionamento interpessoal. Importante obter informações de pessoas experientes que possam agregar de forma positiva a sua retomada.

Ter uma postura resiliente e proativa é estar aberto a desafios e possibilidades de crescimento profissional e pessoal. A cada retomada você fortalece o ego e sua autoconfiança. Você só tem a ganhar!

Quando se faz o que gosta o nível de energia pela conquista te impulsiona e ajuda a quebrar barreiras e atingir o sucesso.

Uma frase do Filosofo Baruch Spinoza (1632-1677) contribui para essa afirmação:

“Não é por julgarmos uma coisa boa que nos esforçamos por ela, que a queremos, que a apetecemos, que a desejamos, mas, ao contrário, é por nos esforçarmos por ela, por querê-la, por apetecê-la, por desejá-la, que a julgamos boa”- Spinoza, Ética.

Sobre a Autora:

Valquiria Nunes, Psicóloga com formação em Clinica e Organizacional. Tem mais de 20 anos de atuação em empresas Multinacional e Nacional, como Yamaha, AMBEV e Borlem, responsável pela implantação de sistemas de gestão por competências, R&S, desenvolvimento de programas de liderança, treinamentos comportamentais como TEAM BUILDING, atuação como CHANGE MANAGEMENT em processos de mudança. Atualmente trabalha na Consultants Groupby Tegon.

E-mail: valquiria@tegon.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.