O que te impede de agir?

Washington Leão Machado

O momento de crise que estamos vivendo nos remete para a reflexão. A crise ao mesmo tempo que causa transtornos, é uma oportunidade para nos movimentarmos. São nas crises que surgem as inovações, a criatividade e a resiliência.

Então devemos perguntar: O que nos impede de agir? A neurociência explica. É a tal da zona de conforto. Nosso cérebro, já foi comprovado por estudos científicos, está acostumado a padrões. Ele gosta de padronizar tudo. E a padronização em excesso nos leva a zona de conforto. Este lugar onde nos sentimos seguros nos causa o medo da mudança. E para haver inovação, precisamos mudar nossa forma de pensar e agir.

As pessoas de sucesso sabem que a fórmula para vencer é 85% atitude e 15% de conhecimento. Não adianta estudar se o conhecimento não causar uma mudança de atitude em sua aplicação. A oportunidade surge e precisamos estar preparados para quando ela aparecer. E claro, muitas vezes temos que fazer a oportunidade surgir. Mas, como? Uma das competências mais admiradas e buscadas na atualidade é o Relacionamento Interpessoal. O Relacionamento Interpessoal não significa ser bonzinho, legal ou estar sempre sorrindo. Relacionamento Interpessoal é saber ouvir, respeitar as opiniões, ter flexibilidade, se comunicar de forma clara e transparente, promover a cooperação e praticar o networking.

Para ter sucesso é preciso ter disciplina e fé. É preciso viver o que se acredita. Na crise precisamos entender que o que nos trouxe até este momento não vai funcionar mais. Temos que mudar a estratégia. Estude, busque, leia e não desista de seus objetivos. Mas lembre-se: Para termos coisas, temos que avaliar os riscos. Para ter o que queremos, temos que fazer algo, mas nem tudo é válido. Isto é ter Ética. Nosso cérebro nos engana. Sempre podemos fazer melhor. Temos sempre que nos questionar: De que maneira podemos fazer melhor? Pense no seu futuro. Visualize-se realizando seus sonhos. Coloque metas e prazos e siga em frente.

Para ter sucesso é preciso ter disciplina e fé. É preciso viver o que se acredita. Na crise precisamos entender que o que nos trouxe até este momento não vai funcionar mais. Temos que mudar a estratégia.

Sobre o Autor:

Washington Leão Machado é Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

eMail: washingtonleaomachado@gmail.com

*Ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicadas no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.