Estratégias para a vida pessoal

Washington Leão Machado

Aprendemos nos livros, nas faculdades e nas empresas em que trabalhamos que para uma estratégia ter sucesso, é preciso ter objetivos alcançáveis, disciplina, organização, planejamento e controle das ações. No dia a dia em nossas vidas profissionais e pessoais, valem as mesmas máximas. Sem controle, planejamento ou objetivos, fica difícil controlar e saber o quanto estamos sendo assertivos para realização dos nossos sonhos em realidade.

Autoconhecimento é necessário. Já parou e refletiu alguma vez em sua vida em seus pontos fortes e pontos fracos? Se sim, parabéns, você faz parte de um contingente pequeno que faz este exercício tão importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Se não, nunca é tarde para começar. Um bom começo é refletir assim como uma empresa faz, qual é a sua missão, visão e valores. A definição destas boas estratégias passa por esta reflexão e exercício de autoconhecimento.

A missão, nada mais é que a razão da nossa existência, ou seja, para que existimos? Qual é o legado ou diferença que queremos deixar neste mundo? Qual é a marca que deixarei para as pessoas? Como quero ser lembrado? A visão é a descrição do futuro que queremos. Quero ser Engenheiro? Quero residir na Europa? E os valores, são tudo aquilo que acreditamos como ética, visão social, relacionamento, entre outros.

Diante destes, já podemos pensar em o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos, sem deixar de seguir nossa missão e valores? Quais são as ações necessárias? Com quais recursos? Em quanto tempo?

E para respondermos estas perguntas, podemos nos utilizar das mesmas ferramentas de sucesso que aprendemos para definirmos as metas, prazos, indicadores e controles destas ações. Devemos lembrar que sonhos sem ação, são devaneios e planejamento sem metas ou controles, jamais funcionam. Uma destas ferramentas é o PDCA, ferramenta desenvolvida por Walter A. Shewart na década de 30 e popularizada por William Edward Deming na década de 50. A sigla significa em inglês Plan, Do, Check e Act e respectivamente em português, planejar, fazer, checar e agir.  Cada ciclo do PCDA tem suas etapas e em cada uma delas precisamos definir prazos e metas alcançáveis e mensuráveis. Exemplo: Quero comprar um carro. Se deixarmos desta forma, fica muito genérico o objetivo e ficamos sem conseguir definir os recursos, prazos e esforços corretos para a aquisição.

Agora, se determinarmos, o modelo do carro, a cor, o valor, e a marca, já temos uma situação bem específica para trabalharmos. Há muitas ferramentas de estratégia e controle já consolidadas no mercado que podem ser utilizadas. Mas, o que realmente importa é o quanto vamos ser fieis a este plano e quanta disciplina teremos para verificar sempre o que está dando e certo e o que precisa ser corrigido ou refeito.

Já parou e refletiu alguma vez em sua vida em seus pontos fortes e pontos fracos? Sua estratégia para vida pessoal depende disto. Sonhos sem ação são devaneios e para um plano ser bem sucedido, definir objetivos, metas alcançáveis e controles são necessários para que as ações sejam implementadas e realizadas.

Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com

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