3 dicas básicas para humanizar o processo de demissão

Dra. Ana Cristina Marques Cardoso Quevedo

Especialista do Xavier Advogados elenca pontos para aderir à prática, que minimiza a dor do funcionário e da empresa.

Demissões são inevitáveis. Seja por um falta de adaptação do funcionário ou por crise econômica. Em 2017, o Brasil encerrou o ano com mais demissões do que contratações. Foram 328.539 de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a maioria por contenção de gastos. Apesar do número, que assusta, um processo de demissão nunca é fácil. Vai além de um ato jurídico. É um rompimento de laços humanos, sociais e emocionais. Porém, a humanização do processo é um caminho que auxilia a minimizar os danos e a dor tanto para a organização, quanto para o funcionário.

A especialista em Direito do Trabalho do escritório Xavier Advogados, Ana Cristina Marques Cardoso Quevedo, afirma que a área jurídica atua para fazer com que a rescisão seja aplicada de uma forma responsável, sem complicações e com sensibilidade. “Os impactos da demissão não atingem apenas empregado e empregador. Colegas que ficam, família e até quem será contratado depois pode ser atingido. O jurídico deve ter cuidado, pois o momento é delicado”, ressalta. Um dos caminhos para minimizar os impactos é a humanização desse processo.

A demissão humanizada difere de uma simples comunicação de dispensa. Ela acontece de forma cuidadosa, explicada e justificada. “O líder que está dispensando deve tratar a pessoa como ele gostaria de ser tratado, sempre com respeito, cuidado e jeito”, afirma a advogada Ana Cristina. Para entender um pouco mais como funciona o processo de demissão humanizada, a profissional elencou alguns tópicos:

  • Preparação

Os profissionais de RH devem preparar seus líderes para esta tarefa, para que os princípios da demissão humanizada sejam compreendidos e praticados. O apoio nessa preparação pode ser feito pela área jurídica, que fica com a responsabilidade de orientar legalmente os líderes.

  • Respeito e cuidado ao anunciar a demissão

A demissão deve ser comunicada pelo chefe imediato, em local fechado, com a informação do término do contrato e do motivo. Deve contemplar, ainda, o reconhecimento pelo serviço prestado, o agradecimento e a oferta de apoio para a continuação da carreira. A área de gestão de pessoas pode ainda pedir apoio ao setor jurídico da empresa, para obter orientação e prevenir possíveis danos judiciais.  

  • Ofereça ajuda

Mais uma forma de evitar problemas jurídicos e administrativos é dar apoio pessoal antes, durante e depois da demissão. Disponibilizar ajuda para a recolocação do ex-funcionário no mercado de trabalho é essencial.

FIO 2018 abordará o tema

A demissão Humanizada está entre os temas da segunda edição do Fórum para Inovação Organizacional (FIO), que acontece no dia 13 de julho, na Unilasalle em Canoas. Com o objetivo de agregar valor e oportunizar resultados sustentáveis às organizações, o evento irá promover discussões sobre conteúdos e práticas inovadoras voltadas para a área de gestão de pessoas. A programação completa pode ser obtidas em www.fioforum.com.

 

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Uma Resposta para "3 dicas básicas para humanizar o processo de demissão"

  1. Diana de Souza Neves · Editar

    A preparação do líder que fará a demissão é primordial e a dica de oferecer ajuda ao funcionário que está sendo demitido é muito importante. Primeiramente porque sabemos bem que o índice de desemprego no país é alto e a ajuda da empresa na recolocação do profissional ajuda muito a minimizar os processos trabalhistas que poderiam vir após esta rescisão contratual, mesmo sendo a empresa correta com suas obrigações.
    Achei a matéria muito importante para os que atuam na área.
    Parabéns!

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