97,5% dos heads de RH veem a Comunicação Interna como ferramenta estratégica

O assunto foi tema da 15ª edição da Pesquisa HR First Class, que também apontou quais formatos são considerados mais efetivos pelos participantes

15ª edição da Pesquisa HR First Class
Imagem: Divulgação

A Comunicação Interna tem se destacado entre os líderes de RH como um dos principais assuntos do ano, não só pelas dificuldades trazidas pela pandemia e pelo home office, mas, também, por ter se tornado um diferencial competitivo para a empresa, principalmente quando aborda temas como ESG, saúde mental, comunicação entre setores e com as lideranças. Uma tradicional pesquisa realizada durante um evento voltado para heads de Recursos Humanos, o HR First Class, reforça essa importância: 97,5% dos participantes afirmaram considerar a Comunicação Interna como uma ferramenta totalmente estratégica e 2,5% acreditam que é estratégica, mas de forma parcial. Nenhum dos presentes responderam que não consideram estratégica.

A relevância do tema para disseminação da cultura da empresa também foi ressaltada pelos 57,5% que informaram que o departamento de Recursos Humanos da empresa em que trabalham utiliza a Comunicação Interna para alinhar propósitos e disseminar a cultura organizacional. Somente 11,7% disse que o RH utiliza ferramentas restritas para esta finalidade e nenhum participante alegou que o RH não utiliza ferramentas com este objetivo.

Na pesquisa também foi questionado quais ferramentas os heads consideram mais efetivas. 21,7% acreditam que são os comunicados internos, newsletter e TV Corporativa, 19,2% acham que são as pesquisas internas, eventos e palestras, já 16,7% creem serem as ferramentas de integração interna como planner, google forms, Trello entre outras. Porém, 39,2% afirmaram que são todas as opções juntas e 25,8% que são a primeira e a segunda, enquanto somente 5% pensa que a segunda e terceira são melhores.

A importância da Comunicação Interna e das ferramentas utilizadas para este fim

O levantamento é realizado, apurado e apresentado durante o evento HR First Class, que, nesta 15ª edição, abordou a Comunicação Interna e a importância de comunicar para todos os públicos internos. “Por que comunicar é importante? Porque aquele funcionário lá na frente de loja vai cuidar do teu cliente, e seu cliente vai ser fiel e voltar, para isso ele precisa estar engajado à companhia”, comentou Agata Silva, Diretora LATAM do Meta (composta pelo Instagram, Facebook e outras mídias) durante sua palestra no evento.

A palestrante também ressaltou a necessidade de entender os objetivos da empresa ao investir em Comunicação Interna: “É importante entender quais indicadores e drivers de negócio você tem e como uma ferramenta de comunicação de fato consegue te ajudar a entregar os seus resultados, porque sem resultado ninguém vai investir no projeto”.

Já Ariel Costa, Diretor de Operações da Simplifica.CI (empresa de comunicação 4.0 e plataformas digitais), que também foi palestrante do evento, ressaltou a importância da escolha das ferramentas. “Vocês pensam: Qual canal eu vou usar na minha corporação? Depende, canais são importantes. Vocês têm que estar em todo o lugar, o tempo todo, porém tem que ser pessoal, a segmentação é importante. Então, utilizar tecnologias diversas, dependendo da diversidade do seu público, faz toda a diferença”.

O evento e a pesquisa

O evento, que foi produzido pela Scaldelai Projetos de Crescimento, em São Paulo, no último dia 06 de outubro, com o patrocínio da Amil e da Safe Care (empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde), já está na 15ª edição, e reuniu cerca de 150 líderes de RH de grandes empresas nacionais e internacionais. Na data, além das palestras, também foi apresentado um case de sucesso da empresa Midea Carrier, e foi realizada a pesquisa com todos os presentes.

Sobre HR First Class

É uma Plataforma de Relacionamento Qualificada e Decisiva de Líderes da área de Recursos Humanos. O evento HR First Class promove relações e conexões por meio de eventos que colocam em pauta assuntos relevantes para a área de Recursos Humanos, sempre com temáticas atuais e a participação de empresas e palestrantes de destaque.

Sobre a Safe Care

Fundada em 2007, a Safe Care é uma empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde. Com sede na cidade de São Paulo, a empresa faz a gestão de mais de 138 mil vidas que gera uma receita de R$ 195 milhões em gestão de benefício saúde das empresas. A empresa possui uma equipe formada por mais de 50 especialistas para a gestão de saúde e investiu mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Facility Safe, um software de gestão integrada de saúde que permite detectar falhas, cumprir metas para alcançar a redução de custos, garantir o bem-estar dos beneficiários, além de proporcionar ao RH a otimização de todos os seus processos. www.safecarebeneficios.com.br 

Sobre a Amil:

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. A empresa oferece uma ampla variedade de planos de assistência médico-hospitalar e odontológica que proporcionam aos seus cerca de 5,4 milhões de beneficiários acesso a serviços de alta qualidade. A Amil também possui uma extensa rede credenciada no país, que abrange mais de 27,6 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de saúde do mundo. Hoje, ao lado do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos e da Optum, a Amil integra o UnitedHealth Group Brasil. Para mais informações, acesse www.amil.com.br.

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento

Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo. A SCALDELAI Projetos de Crescimento, também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo. Site: www.marcosscaldelai.com.br


 

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "97,5% dos heads de RH veem a Comunicação Interna como ferramenta estratégica"

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.