EDUCAÇÃO, INDIVÍDUO E ORGANIZAÇÃO

Luiz Alberto Borcsik

A educação é a forma pela qual os indivíduos conservam e transmitem a essência de sua existência social. Através dela é possível acompanhar as mudanças e se posicionar frente a realidade. Uma educação consciente muda as qualidades do individuo elevando suas capacidades pessoais e profissionais. A educação não é uma propriedade individual, mas pertence à sociedade que é feita pelas pessoas que nela vivem.

Quando as tarefas eram só repetitivas e mecanizadas diferenciavam o mercado de trabalho mais operacional do mental e não exigia um nível de capacitação, porém, nos dias de hoje, o reconhecimento do funcionário existe, mas exige uma capacitação diferenciada – é aí que entra a educação corporativa.

Hoje a capacitação está voltada a todos os profissionais possibilitando o aprimoramento de conhecimento, habilidades, atitudes e competências na atuação profissional, se tornando para a empresa uma condição estratégica diante de um mercado com constantes mudanças.

A importância do profissional capacitado está nesse processo de aprendizado que deve incentivar o funcionário a interagir consigo mesmo, com seus saberes, práticas e referências, fazendo uma reflexão, em uma continua procura por melhores resultados uma vez que se sente parte da empresa.

Assim a educação na empresa deve se assemelhar com o ideal educativo grego que visava a formação integral do indivíduo, como homem e como cidadão, onde o ensinar abrangia “pensar, sentir e agir” para que os indivíduos pudessem alcançar o conhecimento e com isso, atenderem as suas necessidades de vida.

As organizações que investem preventivamente na capacitação de seu capital humano – seu maior bem, promovem um ambiente de inovação e o surgimento de novas competências e seu diferencial passa a ser a capacidade de seus funcionários. É o conhecimento como valor estratégico.

Vale lembrar que a educação é o processo pelo qual em uma sociedade qualquer indivíduo possa ter acesso a todo e qualquer tipo de conhecimento. Necessita, portanto, estar voltada para uma distribuição homogênea e contínua, de modo a poder oferecer a todos os indivíduos que a ela tenham acesso, dentro e fora das organizações, todos os saberes e poderes dos quais têm direito.

Sobre o Autor:

Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.

e-Mail: criare@criarerh.com.br

Site: https://pt-br.facebook.com/CriareRH

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