Empatia muda o mundo!

Daniela Nishimoto

Se existe algo que acredito seja chave e poderoso para mudar o mundo e nossas relações, é a Empatia!

Colocar-se no lugar do outro, tentar entender e sentir o que o outro sente, pode ser transformador!  Demanda muita sensibilidade; aceitação do outro e curiosidade para conseguir fazer esse movimento e então entender o que leva uma pessoa a tal atitude ou comportamento.  Quando fazemos esse exercício, deixamos também de fazer julgamentos precoces e como resultado, nossas relações se tornam mais humanas e respeitosas.

A empatia é considerada uma competência que fará diferença no futuro, num mundo cada vez mais tecnológico.  Há uma forte tendência para um maior equilíbrio, tolerância e respeito às diferenças.  E essa é uma das megatendências: redução das desigualdades do mundo. Se queremos um mundo mais colaborativo e de maior igualdade, precisamos atentar para a maneira como enxergamos o outro e nos conectamos à ele.

Quando falo em mudança nas relações, isso se aplica totalmente ao mundo corporativo. Quando você consegue, por exemplo, se colocar no lugar do cliente e observar do ponto de vista dele, você transforma o mundo dos negócios.  Colocar a representatividade que temos ao nosso redor, dentro de nossas organizações, faz com que possamos “vestir o sapato do outro” e a partir daí, criar produtos e soluções adequadas a todos.  Por isso a diversidade nas organizações também torna-se fundamental!

Um líder que exercita a empatia, cria relações de confiança e transparência com seus liderados e consegue então, maior engajamento e resultado incríveis, pois todos encontram ambiente favorável para demonstrar todo seu potencial, sem receios.

Quando iniciei minha trajetória profissional, por volta dos meus 15 anos, na área de Seleção, lembro-me de uma recomendação dada pelo meu chefe, Carlos Alberto, para ter cuidado e tato ao lidar com as pessoas, afinal, antes de chegar até mim, não teria ideia de quantos “nãos” a pessoa já teria recebido… e devo dizer que isso fez toda diferença na minha relação com o outro. Ele me ensinou a estar aberta e exercitar a empatia…Abriu meus olhos para o cuidado e melhor entendimento sobre as pessoas.  Possivelmente ele nem se lembre de mim ou dessa conversa que tivemos, mas eu nunca esqueci… Meu desejo é que cada vez mais possamos encontrar mais “Carlos Albertos” no mundo.

Sobre a Autora:

Daniela Nishimoto é executiva de Recursos Humanos, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais.  Formada em Psicologia, com especialização em Gestão de RH, possui grande experiência em  desenvolvimento de liderança, coaching,  programas de inclusão social e diversidade, reestruturação e redesenho organizacional.

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/daniela-nishimoto-00b63b1/pt

Compartilhar Este Post

2 Respostas para "Empatia muda o mundo!"

  1. Carolina Silva Queda · Editar

    Oi Daniela!

    Já trabalhei com você e sei que é uma excelente profissional!

    Adorei sua matéria!! Saber se colocar no lugar do outro é muito importante, mesmo que seja um colega de trabalho!

    Grande abraço

    Carolina Queda

  2. Seriedade e leveza, comprometimento e criatividade, competência e inspiração são os elementos que compõem o texto! parabéns belo trabalho e fazem dele algo único e maravilho.
    Texto como este deve fazer parte do dia dia, não do mundo corporativo.
    É preciso fazer a diferença!
    Ivete Lino

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.