Especialista esclarece em livro as 100 principais dúvidas sobre o burnout

Especialista esclarece em livro as 100 principais dúvidas sobre o burnout

A obra de Marcos Mendanha aborda a relação da síndrome do esgotamento profissional com o suicídio, depressão e estresse crônico

Caracterizada por esgotamento, exaustão, distanciamento afetivo do trabalho (e das pessoas do trabalho), além da sensação de ineficácia, a síndrome de burnout, que foi classificada  recentemente pela  Organização Mundial da Saúde (OMS) como fenômeno ocupacional.  Com tantas dúvidas sobre o tema, o lançamento do livro O que ninguém te contou sobre o burnout, do médico e advogado, especialista em saúde ocupacional, Marcos Mendanha, traz as principais respostas sobre o assunto.

Após muitos anos de estudo e especialização na área, na obra publicada pela Editora Mizuno, o autor esclarece um ponto importante sobre a diferença entre burnout, depressão e estresse. “Conforme a OMS, o burnout se assemelha à uma fadiga ligada ao ambiente profissional e as relações ali estabelecidas. Já a depressão, sendo multifatorial, pode ser provocada por fatores genéticos, de personalidade, estressores crônicos diversos, relações interpessoais ou algum evento traumático que a pessoa tenha vivenciado”, explica Marcos.

Porém, é preciso estar atento! Apesar de não ser considerado uma doença propriamente dita pela OMS, o burnout, quando não identificado ou tratado corretamente, pode evoluir e se transformar em uma doença mental, como depressão, transtorno de ansiedade etc. Para além das intervenções médicas acompanhadas por medicação ou terapias, o especialista revela que a mudança de hábitos também é essencial para a recuperação. “A cura para o Burnout é um tratamento multifatorial voltado à recuperação do indivíduo, que inclui também a importância de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares e na vida como um todo, além da ajuda tradicional da medicina”.

O livro O que ninguém te contou sobre o burnout está disponível nas principais livrarias digitais, e chega como um alerta para a relação entre a saúde mental e o trabalho. “O objetivo é trazer clareza sobre esse tema complexo e cada vez mais discutido”, finaliza Mendanha.

Dr. Marcos Mendanha
Médico do Trabalho

Sobre Marcos Mendanha

Dr. Marcos Mendanha é Médico do Trabalho, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Advogado especialista em Direito do Trabalho. Autor dos livros “O que não te contaram sobre Burnout – Aspectos práticos e polêmicos” (Editora Mizuno). Coautor do livro “Desvendando o Burn-Out – Uma Análise Multidisciplinar da Síndrome do Esgotamento Profissional” (Editora LTr). Diretor e Professor da Faculdade CENBRAP. Coordenador do COSMO (Congresso de Saúde Mental Ocupacional). Consultor de Saúde Ocupacional Corporativa.


 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.