Fórum online levou informações essenciais aos profissionais de SST, Departamento Pessoal e de Folha de Pagamento

No último dia 24 de novembro o Portal RHevista RH em conjunto com a Dimep realizou de forma online o I Fórum “Os desafios de gestão de pessoas para 2021”.

Contando com alguns profissionais do Governo Federal, o fórum buscou esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos trabalhistas, como, por exemplo, trabalho Home Office, Férias e 13º Salário em razão da suspensão contratual e redução de salário e jornada, GRO e PGR, novas regras de ponto eletrônico através de aplicativos (celular e computador) e o eSocial Simplificado.

A abertura do evento foi realizada pelo Vice Presidente da Dimep, Rodrigo Pimenta que deu as boas-vindas aos palestrantes e os demais participantes que se encontravam online.

Em seguida à abertura, o Dr. João Paulo Ferreira Machado, Coordenador-Geral de Governo Digital Trabalhista, em sua palestra “IMPACTOS DA PANDEMIA NOS CONTRATOS DE TRABALHO: BENEFÍCIO EMERGENCIAL E HOME OFFICE” entre outros assuntos esclareceu questões como 13º salários e férias em razão da suspensão contratual e redução de salário e jornada.

Logo em seguida, foi a vez do Prof. José Alberto Maia, Coordenador do Comitê Gestor do eSocial, esclarecer diversos pontos sobre a simplificação do eSocial e sobre o novo calendário estabelecido para a respectiva obrigação acessória.

Na sequência, fechando o bloco da parte da manhã, o Prof. Luiz Antonio Medeiros de Araújo, Auditor Fiscal do Trabalho e integrante do grupo técnico do eSocial, falou sobre as possíveis alterações nas regras do ponto eletrônico, inclusive sobre as novidades relacionadas a marcação do ponto através de aplicativos para celular e computador.

Já no segundo bloco, a partir das 14 horas, foram tratados assuntos relacionados à saúde e segurança no trabalho e, a primeira palestra, do Prof. Eng. Rodrigo Vieira Vaz, Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador da Capacitação da nova NR 01 para a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT), através da palestra “OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO GRO/PGR NAS ORGANIZAÇÕES” eliminou diversas dúvidas sobre este tema de grande importância as empresas e profissionais de SST.

Também no segundo bloco, o Prof. Orion Sávio Santos de Oliveira, Coordenador-Geral de Benefícios de Risco e Reabilitação Profissional na Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e membro da equipe técnica do eSocial, com foco nos leiautes de saúde e segurança do trabalhador, destacou os motivos que levaram a redução das informações relacionadas à saúde e segurança no trabalho no eSocial. Entretanto, destacou que, após a revisão, das Normas Regulamentadoras, outras informações relacionadas a SST voltarão a compor as obrigações do eSocial. Por fim, informou que existe um trabalho entre a Secretaria de Previdência e a Secretária do Trabalho no intuito de unificar as diretrizes relacionadas aos riscos ocupacionais.

Por fim, Marcos Taquetto, profissional do time técnico da Age Technology, proprietária do SOC, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, através da palestra “COMO ESTAR COMPLIANCE E ATENDER AO GRANDE VOLUME DE ALTERAÇÕES LEGAIS DE SST? A RESPOSTA ESTÁ NA INFORMATIZAÇÃO” destacou a importância e, destacou a importância para que as empresas utilizem software especializado para gerenciamento das obrigações de SST a fim de permitir total conformidade das exigências que se seguirão com o início de vigência do GRO / PGR e o eSocial. Além disso, dando como exemplo rotinas existentes no SOC, mostrou as facilidades que os sistemas devem possibilitar aos usuários de SST.

Para quem não pode participar ao vivo, o Fórum continua disponível para visualização no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=we9S9GScD_w

O evento contou com o apoio Institucional da BSSP Centro Educacional, CEBRASSE e SINDHOSFIL e, teve como patrocinadores na categoria ouro a AGE Technology, desenvolvedora do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional SOC, a Unibem, empresa de Saúde e Segurança Ocupacional, a FENASERHTT, federação que representa as empresas de trabalho temporário e de serviços terceirizados e, na categoria prata, a SN Contábil, empresa que presta serviços de BPO Contábil e de Folha de pagamento em Piracicaba e região e, a ABF Treinamentos empresa que, além dos treinamentos presenciais, recentemente inaugurou plataforma para oferta de cursos online. Por fim, toda a estratégia e estrutura de transmissão do evento ficou a cargo da Efeito Digital.

Equipe RHevista RH

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