Inteligência emocional e carreira

Não é raro ouvir alguém dizer que quer enfrentar novos desafios, abraçar outras funções ou “subir” de cargo na empresa.  Afinal, o que pode determinar a conquista de uma promoção ou aumento salarial em uma empresa séria e responsável? O que torna uma pessoa mais bem-sucedida que a outra no trabalho, fazendo-a despontar e encontrar um lugar de destaque? A minha resposta é: Inteligência Emocional.

Inteligência emocional é a habilidade de compreender e controlar as emoções, de nos relacionarmos de modo saudável e reagirmos assertivamente às frustrações da vida. Por compreender sua importância, listarei os valores emocionais mais observados pelos gestores em seus funcionários.

Profissionais de destaque são AUTOCONSCIENTES, reconhecem os próprios sentimentos e sua origem. Possuem AUTOCONTROLE, liderando suas reações diante das emoções que o exterior provoca. A EMPATIA também é característica do inteligente, que se coloca no lugar do outro tentando compreendê-lo. São AUTOMOTIVADOS, encontram forças internas para alcançar metas e superar obstáculos. São resilientes, se reerguendo após lutas e fracassos. RELACIONAMENTOS também são seu forte, pois desenvolvem relações saudáveis e auxiliam outros a encontrarem autonomia; respeitam pessoas com opiniões contrárias sem transformá-las em oponentes.

É certo que a raiva vai surgir quando o colega de trabalho roubar sua ideia, mas o modo como reagirá a isso indica se é capaz ou não de se equilibrar diante de conflitos. Pessoas emocionalmente inteligentes tem autoconfiança, são maduras e otimistas. Creio que a inteligência emocional é a chave para o seu futuro promissor. Então, faça uma autoanálise antes de pedir aumento ou queixar-se de sua estagnação no trabalho e busque desenvolver estes quesitos, pois eles nunca vão te deixar na mão!

A Inteligência Emocional é uma ferramenta indispensável para quem deseja desenvolver uma liderança eficaz e formar equipes altamente produtivas. Quando utiliza esta ferramenta, você agrega e energiza sua equipe, tornando o ambiente de trabalho um lugar agradável para produzir e conviver.

Sobre a Autora:

Patrícia Simões Sena Soares é Psicóloga organizacional, psicanalista e palestrante há 16 anos. Atua efetivamente na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, elaborando projetos de melhoria e ferramentas de gestão e avaliação. Atua também como psicóloga clínica e desenvolve ações de qualidade de vida para os colaboradores da organização onde trabalha.

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