O que fazer quando “bate a vontade” de mudar de profissão?

Rogério Sassarão

Quantas vezes você pensou em mudar de profissão? Quantas vezes viu pessoas mudar de profissão e se perguntou: como teve coragem? Isto acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Muitos profissionais iniciam sua carreira por necessidade financeira ou oportunidade de iniciar em seu primeiro emprego. Aconteceu desta forma comigo e me apaixonei pela área de Recursos Humanos.

Mas sabemos que não é sempre assim, muitas pessoas iniciam sua carreira e passam a vida insatisfeita porque não exerce a atividade que gostaria. Mas então o que deve fazer?

Muitas vezes acreditamos que a mudança de carreira é a solução, porém, pode ser que o ambiente de trabalho lhe condicione a insatisfação, e desta forma passe a acreditar que não é feliz na atividade que exerce. Se isto acontece, primeiramente recomendo buscar uma nova oportunidade em uma outra empresa.

Mas e se já mudou de empresa e a profissão continua não proporcionando prazer? O melhor a fazer é analisar outras profissões que tem aptidão, busque conhecer com mais detalhes o que este novo desafio poderá lhe proporcionar a curto e a longo prazo.

Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas que mudaram de profissão, até mesmo minha esposa abdicou da profissão de Nutricionista para ser Pedagoga, já vi Veterinária deixar de exercer a profissão para lecionar Inglês, entre muitos outros casos.

Muitas vezes somos condicionados a “engolir tudo o que a sociedade fala” se não fizer uma faculdade não irá conseguir um bom emprego.  Claro que quanto mais você se aperfeiçoar, maior será suas chances. Temos que reconhecer que os tempos evoluíram e a competitividade é cada vez maior.

Somente vivenciando a nova profissão é que sentirá “as fortes emoções” que esta lhe proporcionará.

Dicas:

  • Procure conversar com profissionais experientes;
  • Não se precipite, aguarde pelo momento certo;
  • Saiba o que a profissão poderá lhe oferecer ao longo dos anos;
  • Informe-se sobre cursos e formação adequada e especialize-se;
  • Não coloque a questão financeira como impedimento para mudar de profissão. Mudanças tem consequências, mas é fundamental preparar-se financeiramente;
  • O que pode ser bom para uns não quer dizer que seja bom para você e vice-versa;
  • Não condicione seus sonhos em informações obtidas apenas por pessoas que são resistentes a mudanças.

Sobre o Autor:

Rogério Sassarão Luiz, Consultor de RH com 26 anos de atuação em Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em empresas de Médio e Grande Porte. Atuação em gestão de chão de fábrica, negociações sindicais, relações trabalhistas. Integrante da Coordenadoria do Intersel Desenvolvimento Humano. Graduação em Economia, Especializado em ADM RH e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

e-mail: rogeriosassarao@hotmail.com

linkedin: http://www.linkedin.com/pub/rogério-sassarão-luiz

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.