Os desafios dos líderes para engajar os funcionários a distância em tempos de pandemia

Katia de Boer

É inegável que estamos em um momento de mudanças e que algumas delas vieram para ficar.  Diante de tantas incertezas, o mercado de trabalho aponta para uma questão que merece atenção especial dos gestores e do RH. Como conseguir engajar seus colaboradores a distância?

Em um período onde todos estão trabalhando de casa, essa tarefa tem sido cada vez mais difícil. Afinal, o ambiente físico do escritório proporciona a interação entre a equipe e estimula a criatividade, mas com esse novo formato, muitos colaboradores se viram obrigados a encarar o desafio de trabalharem sozinhos, num cenário de medo e insegurança.

Para as empresas, a redução de custos desse novo formato, têm alcançado números expressivos nas folhas de pagamentos. Em uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, 70% dos entrevistados disseram que gostariam de continuar trabalhando em home office depois da pandemia, contra 19%, que não gostariam e 11% que foram indiferentes.

Como em tudo na vida existe o ônus e bônus, nesse caso, fica a critério dos gestores definirem o melhor formato. O fato é que aqueles líderes que ainda não descobriram como engajar seus funcionários a distância, terão que se adaptar o quanto antes a esse novo cenário, pois grande parte das empresas adotaram o trabalho remoto como definitivo para seus colaboradores, algumas inclusive chegaram a devolver seus espaços físicos.

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo adotou a prática do home office de forma definitiva para os seus mais de 120 mil servidores. A justificativa foi o aumento na produtividade dos funcionários trabalhando neste regime, além de uma redução das despesas e dos impactos ambientais que trouxeram benefícios à cidade, já que os colaboradores não precisariam se deslocar até o trabalho.

Os desafios são muitos, mas os líderes e o RH precisam estar preparados para isso. Nenhuma prática surte efeito, se não tiver uma gestão dedicada, participativa e cada vez mais humanizada. É estar perto, mesmo a distância.

Enfatizo que o engajamento pode ser aplicado na execução das tarefas diárias, melhorias no ambiente de trabalho, reuniões de equipe e no relacionamento com os clientes. É importante que o funcionário perceba oportunidades de crescimento e um aprendizado contínuo, além de uma autonomia na execução de suas tarefas diárias. Dessa forma, ele se sentirá engajado e sem vontade de abandonar a empresa.

Um outro estudo realizado pela ADP Research Institute, revelou que a relação de confiança entre o gestor e colaborador tem um forte impacto no engajamento. A conclusão foi que um funcionário é até 12 vezes mais propenso a estar totalmente engajado quando confia no líder do seu time. Aliás, nenhum tipo de relacionamento se fortalece sem que haja confiança.

Atualmente, os gestores de RH assumem um protagonismo cada vez maior dentro das empresas, por isso, conhecer as necessidades de cada funcionário deixou de ser uma questão de bem-estar, para se tornar um importante fator para alcançar as metas estipuladas. Ouvir e entender as necessidades individuais de cada um, saber como são as condições de trabalho em casa, se tem ou não filhos, quais são as expectativas, entre outras questões. Simples atitudes, que se inseridas com frequência à rotina do departamento, podem ser o início para o estreitamento desses laços de confiança.

Nós, da Safe Care, sempre nos preocupamos com essa questão, por isso, criamos o Cuidando de Você, um dos grandes diferenciais que oferecemos aos nossos clientes. O serviço tem como objetivo principal, um atendimento humanizado aos colaboradores e de seus familiares enfermos, com dificuldade de marcação de exames e cirurgias, dentre outras situações mais críticas junto ao plano de saúde.

Mais do que nunca, precisamos ter esse olhar humanizado aos nossos colaboradores, entender que passamos por período que requer atenção especial. As empresas que ainda não incorporaram essa questão à sua cultura, ficarão desatualizadas. É um período de adaptação e mudanças, portanto, temos o dever de sermos melhores como pessoas e profissionais e darmos também a nossa melhor versão a todas às pessoas ao nosso redor!

Sobre a Autora:

Katia de Boer é Diretora Comercial da Safe Care.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.