Render para não morrer

Rafeek albertoni

Dizem que a necessidade é a mãe da criatividade, e é isso que a atual crise econômica está nos obrigando a fazer para manter e melhorar a rentabilidade da nossa empresa.

A conta é muito simples: se eu não posso gastar mais para investir e melhorar os resultados, então minha única saída é fazer o mesmo de sempre, mas muito melhor. Essa é a grande luta que está acontecendo nesse exato momento, a da eficiência e da produtividade. E quem já está nessa luta, já deu um passo muito importante para deixar a concorrência para trás.

Para alcançar mais produtividade e rentabilidade devemos jogar nossas melhores cartas para conseguir o máximo de desempenho dos nossos recursos tecnológicos e de infraestrutura. E para te ajudar, listei algumas dicas para conquistar esse objetivo:

Seu maior patrimônio são os funcionários

Para conseguir o máximo de desempenho com os mesmos recursos econômicos, temos que fazer uma gestão adequada dos processos de produção, aplicar métodos de melhoria contínua, modernizar, inovar e criar valor.

No entanto, nada disso é possível se a organização não cuida, motiva e extrai o melhor do bem mais precioso da companhia, o capital humano. A base de qualquer organização, seja um pequeno negócio ou uma multinacional, são os empregados que a fazem possível, independentemente da sua categoria, da função que lhes foram impostas ou a hierarquia que eles têm dentro do organograma empresarial. Todos são iguais em importância, porque formam a engrenagem que faz avançar a empresa.

Para alcançar esse objetivo é necessário, antes de nada, cuidar com esmero da comunicação estratégica, tanto internamente como externamente. Esse é um elemento indispensável para que a empresa alcance um alto grau de qualidade. A falta de transmissão efetiva de informação entre os departamentos e os colaboradores não só influi no fato de se cometer novos erros, mas o que é pior ainda, que esses erros se perpetuem e comecemos a achar que é normal e tolerar o que não devemos só porque nos acostumamos.

Melhorar o ambiente laboral

Para isso é importante uma coordenação adequada do trabalha interno da empresa para não dar lugar a maus entendidos e fofocas. Todo empregado deve conhecer perfeitamente suas funções, tarefas específicas e procedimentos a seguir. As metas da empresa devem estar claramente definidas e todos os trabalhadores devem sentir-se envolvidos e comprometidos.

O próximo e indispensável passo seria checar e potencializar o nível de motivação da equipe de trabalho. Funcionários que se sentem valorizados e reconhecidos são, sem dúvida nenhuma, a melhor garantia para um excelente desempenho geral. Para potenciar e melhorar o nível de satisfação dos trabalhadores, podemos, por exemplo, implantar programas de envolvimento familiar, promover e organizar atividades de lazer para favorecer a fidelização e identificação com a empresa também da família dos colaboradores.

Também ajuda organizar os horários de trabalho de forma mais racional e cômoda, tentando, na medida do possível, buscar uma solução mais efetiva para cada um, porque quem traz mais rentabilidade não é quem trabalha mais, e sim trabalhar melhor, e trabalha melhor quem trabalha satisfeito.

Seja objetivo com a meta

Por último, muita atenção com o tema meta: ela pode ter um efeito contraproducente quando o valor que é estipulado não é viável e alcançável. Por outro lado, também fracassa se for pouco ambicioso, porque não chega a ser desafiante. Quanto mais os funcionários souberem o que se espera deles, melhor desempenharão seu trabalho.

E obviamente nem preciso comentar sobre a importância de fomentar os cursos de formação na empresa ou fora dela, e principalmente, não economizar em gestos e atos de reconhecimento, sejam eles verbal, econômico ou de status. Esses são os melhores e mais baratos investimentos que podemos fazer, pois quando nos damos conta do reconhecimento pelo nosso esforço, sentimos uma necessidade intrínseca de retribuir, porque embora o dinheiro seja importante, sentir-se reconhecido não só não tem preço, como tem muito valor.

Sobre o Autor:

Rafeek Albertoni é palestrante motivacional e de habilidades empresarias há mais de 10 anos, já tendo inspirado milhares de pessoas no Brasil, América do Sul e na Espanha, onde vive há 20 anos. Consultor, empresário, ator e autor, sua marca registrada é apresentar suas palestras com criatividade, arte, humor e mágica, que garantem resultados eficientes, duradouros e satisfatórios para empresas e profissionais.

Site: http://rafeekalbertoni.com/pt/

*Ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicadas no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.