Sou Velho para o Mercado?

Júlio Correia Neto

Você aí que já passou dos 40, 50 anos que está se achando excluído do mercado de trabalho. Muita bobagem é dita por ai (não tem a mesma energia dos novos, está obsoleto, por exemplo). De tanto massificarem, um monte de alienados sai seguindo o modismo esquecendo que um dia será a sua vez de ficar ‘velho’, ultrapassado. O que ocorre, na verdade, é que profissionais seniores tendem a ser mais questionadores, não abaixam a cabeça tão facilmente, não se colocam de ‘bucha’ em determinadas situações, são mais cautelosos na tomada de decisões, enfim, vão contra a moda da pressa, do atropelo, do agir sem pensar, da busca do poder e do status a qualquer preço. Não se deixam manipular, serem usados por pouco. Digo para você: ‘não se deixe contaminar pelos modismos ditados pelo mercado’. Vejam este comentário: ‘Há alguns meses atrás, eu publiquei, uma matéria com o título: ‘SOU VELHO, MAS NÃO SOU OBSOLETO’. É a minha história de vida, pois tenho 70 anos, trabalho há 50, sendo 33 em Brasília, e estou totalmente atualizado tecnicamente, comercialmente, física e mentalmente e adoro TRABALHAR! Mas os todos poderosos dos RHs me excluem dos processos como se eu fosse um DOENTE A BEIRA DA MORTE OU QUE SÓ QUERO GANHAR UM DINHEIRINHO SEM FAZER NADA!’. Eu tenho 46 anos, velocidade e capacidade de execução enorme. Dou banho em jovens de 25, com todo o respeito. Mas incomodo muito pois penso na mesma velocidade. Vejo rápido demais o que não deveria ser visto.  “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” trecho de discurso proferido no senado Federal no ano de 1914 por Ruy Barbosa. Reinvente-se. Dê-se valor. Você não é um cadáver ambulante.

O texto visa provocar uma reflexão sobre o tratamento exclusivo e preconceituoso que vem sendo dado aos profissionais com mais de 40 anos.

Sobre o Autor:

JÚLIO CORREIA NETO – Contador e Business Coach com especializações nas áreas de negócios, liderança, empreendedorismo e humanas. Experiência em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais, tendo conduzido processos críticos de gestão compartilhada de mudança organizacional, utilizando metodologia que integra aspectos técnicos e humanos para atingir os resultados de forma rápida e consistente.

E-mail: juliocorreianeto@hotmail.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.