A capacidade de ser GRATO.

Dirceu Ferreira Lima Neto

Certa vez no início de minha vida profissional, um colega me fez a seguinte indagação. Dirceu “você é louco, ficar se matando pela empresa” e depois na primeira oportunidade vão lhe mandar embora, você é só um número…

Minha resposta naquela ocasião seria a mesma que eu daria hoje, mais de 20 anos depois: Colega, tudo é uma questão de ponto de vista, primeiro não acho que estou me matando, estou apenas fazendo o melhor que posso, para isso que fui contratado e para isso que sou recompensado. Simplesmente estar aqui por estar, seria ingrato não só com a empresa que me empregou, mas principalmente com meus princípios, não estaria sendo correto comigo mesmo.

Quanto ao futuro, respondi ao colega, infelizmente não tenho como mudar àquilo que não depende de mim, mas posso dar uma direção aquilo que está ao meu controle. Não me preocupo com demissão, me preocupo em fazer o melhor.

Observo pessoas fazendo todo o possível para conseguir oportunidade de trabalho ou uma promoção, mas passado alguns meses após alcançarem o objetivo, começam a reclamar de tudo. O salário que antes era bom já não é mais, os benefícios e subsídios que à empresa oferecem já não agradam mais, os colegas de trabalho não são cooperativos, o “chefe” é exigente demais, etc., etc., e, etc.

Minha intenção com esse texto não é simplesmente achar que tudo é perfeito e que não existam problemas, mas como mencionei no início do texto, tudo é uma questão de ponto de vista.  Vejamos: Ao invés de reclamar, porque não agradecer, pela oportunidade de trabalho, pelo que ele representa em sua vida e de sua família.

Ser GRATO, não significa ser passivo ou inerte aos problemas e aceitar tudo que é imposto. Ser GRATO também é entender que apesar das adversidades temos a capacidade de priorizar o que é positivo em nossa vida.

Imagine você em um feriado prolongado, vendo seus amigos postarem em redes sociais que estão na praia, no sítio, em lugares incríveis mundo a fora, e você no sofá de sua casa assistindo filmes (já passou por situação assim, se identificou? rsrs). Adiantará reclamar que está sem dinheiro? Que poderia ter ganhado na mega da virada? Reclamar, lamentar vai mudar alguma coisa?

Agora imagine ao contrário:  como sou grato por ter uma casa e ter uma TV para assistir filmes, etc etc etc. Quantas pessoas gostariam de ter a mesma oportunidade que eu tenho.

Sejamos gratos pela vida e por tudo que ela oferece, pois muito do que é oferecido é reflexo de nossas ações.

Dirceu Ferreira Lima Neto, é formado em Contábil e Administração em Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas e atualmente no 9º semestre do curso de Direito.  Atuação em Recursos Humanos há 24 anos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no setor de Varejo, Serviços e Industria.

Atualmente Supervisor de Recursos Humanos de uma grande indústria do ser automobilístico.

Contato: dirceu.neto@live.com.br e linkedin.com/in/dirceu-ferreira-lima-neto-a665a623 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.