Saber fazer ou querer fazer? Afinal o que é mais importante?

Dirceu Ferreira Lima Neto

Inicialmente podemos dizer que o famoso CHA (conhecimento, habilidade e atitude) é de extrema importância em qualquer ambiente corporativo, mas o objetivo desse texto é explorar, prioritariamente, a ATITUDE, requisito que em minha opinião faz a diferença na vida das pessoas.

Atitude está ligada a ação, pois não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Mesmo que as coisas estejam dando certo, sempre há o que melhorar, mas para isso é necessário coragem para mudar. Essa mudança chama-se atitude.

Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. Atitude é inerente a cada pessoa.

No ambiente corporativo por vezes nos deparamos com pessoas inseguras, cuja a maneira de pensar torna o indivíduo desnecessariamente limitado. Pessoas que pensam que ao executar determinada tarefa algo pode dar errado tornam-se limitadas.

Ao invés do pensamento negativo, porque não pensar: E se eu fizer e der certo, que bons resultados eu terei? Mesmo que erros ocorram, esses fazem parte do aprendizado.

Ser um profissional acima da média, depende muito mais do que questões técnicas, como deter conhecimento e habilidade, pois essas podem ser adquiridas. Já a atitude, como já dito, é inerente a cada pessoa, por isso enfatizo que se não houver atitude nada o tornará acima da média e não adiantará saber fazer e não ter a atitude de fazer. Saber fazer na maioria das vezes também depende da atitude de querer aprender.

Além da atitude de querer fazer, para ter uma excelente carreira, o profissional precisa ser uma pessoa ética, e quando falo de ética não falo de desvios como roubar ou fraudar a organização, já que esses são crimes em sua essência. Ética é ter respeito pelas pessoas independentemente do nível hierárquico que essa ocupe; ser honesto em qualquer situação; assumir seus atos; não ter pré-julgamentos; ser humilde e flexível; ter coragem para assumir decisões; ter interesse pelos objetivos da empresa em que representa e acima de tudo ter interesse por sua profissão e área de atuação.

As empresas existem por serem formadas por pessoas e cada vez mais empresas buscam pessoas de ATITUDE, por isso não se imponha limites, saia da zona conforto e comece a fazer a diferença, principalmente, em sua vida.

Sobre o Autor:

Dirceu Ferreira Lima Neto, é formado em Contábil e Administração em Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas e atualmente no 9º semestre do curso de Direito.  Atuação em Recursos Humanos há 24 anos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais de grande porte no setor de Varejo, Serviços e Industria.

Atualmente Supervisor de Recursos Humanos de uma grande indústria do ser automobilístico.

Contato: dirceu.neto@live.com.br e linkedin.com/in/dirceu-ferreira-lima-neto-a665a623 

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