Desenvolver a sua Comunicação faz bem para sua carreira!

Washington Leão Machado

Uma das competências essenciais para as organizações é o ato de comunicar. Muitos conflitos podem ser evitados, muitas estratégias podem ser executadas conforme planejadas, quando a comunicação é entendida e exercitada em todos os níveis hierárquicos. Imagine então o impacto que desenvolver esta competência em sua carreira? A Comunicação hoje existe em vários modelos e através de muitos instrumentos como os tecnológicos.

Toda comunicação tem um emissor e um receptor e o erro de quem emite a mensagem é achar que quem recebe sempre entenderá o texto não importando como está escrito. E a complexidade das relações seja nas organizações ou na vida pessoal, exige esta habilidade de comunicar da forma correta. Portanto, desenvolver esta competência faz toda a diferença na carreira.

Há muitos cursos e livros sobre o assunto e oportunidades não faltam para aprender e pesquisar sobre o assunto. Para uma comunicação eficaz, devemos planejar, estudar e compreender com quem vamos compartilhar as informações. Já percebeu que grandes comunicadores são aqueles que tem empatia com seu público? A empatia é a capacidade de entender e se colocar no lugar do outro, ou seja, desenvolver a comunicação exige que você conheça seu público para expressar as ideias de forma clara e objetiva. Outro fator importante é escolher o meio correto, ou seja, a ferramenta correta para comunicar.

Para auxiliar o leitor, vamos para algumas dicas práticas:

  1. Comunique-se de forma clara e adequada com diferentes públicos, pesquisando e estudando o público alvo de sua mensagem
  2. Desenvolva a fluência oral e escrita. Tome cuidado com abreviações, com a forma de escrever e jamais use termos que agridam o receptor
  3. Organize suas ideias. Planeje a comunicação e peça opiniões de outros antes de emitir a mensagem. Respire fundo e jamais responda quando não estiver em condições emocionais equilibradas
  4. Desenvolva a escuta ativa. A capacidade de ouvir e de prestar atenção observando tudo ao redor é rara e quando praticamos, aprendemos a ler os ambientes que estamos inseridos e passamos a usar estrategicamente a nosso favor
  5. Pratique a empatia. Sempre se pergunte: Se eu fosse receber esta comunicação, qual seria o impacto? Se coloque no lugar do outro, pesquise, entenda seu público e aprenda com a experiência. A repetição deste exercício leva ao hábito.

Além das dicas acima, leia muito. Uma das formas de desenvolver a comunicação é lendo e conhecendo nossa língua. Sua carreira agradece!

Sobre o autor:

Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com

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