Os Imperdíveis Anônimos

Curso eSocial

marinsEurico não é bajulador. Não fica buscando elogios para si mesmo. Não chega cedo demais, nem sai muito tarde. Não faz marketing pessoal. Não diz serem suas, ideias alheias. Mas, quando você precisa de ajuda, lá está ele. Ele parece surgir do nada, nas horas mais necessárias. Ajuda e não cobra depois, o auxílio que deu. Parece gostar de ser um quase-anônimo.

Eurico trabalha num departamento sem charme algum. Nem tem lá um cargo ou função de destaque. Ele é apenas o Eurico que participa das semanas de prevenção de acidentes, dos programas de qualidade total, da preparação das comemorações da empresa e ajuda a temperar o churrasco anual do grêmio de funcionários. Se você quer alguém para ajudar, chame o Eurico. Sem nenhum alarde ele lá estará, ao seu lado, o tempo que for necessário. Muita gente acha o Eurico um bobo que se deixa aproveitar pelos outros. Muita gente aconselha o Eurico a não se envolver tanto nas coisas da empresa. Ele parece não ligar para tais opiniões e conselhos. Continua firme, ajudando a todos, ali, presente.

O mais incrível é que ele quase nunca falta ao trabalho e o seu serviço está sempre em dia, sempre em ordem. Ele procura inovar, criar formas diferentes e simplificadas para encantar clientes e fornecedores. Será que o Eurico existe?

A verdade é que existem milhares de Euricos. Euricos homens; Euricos mulheres. Se não existissem os Euricos, as empresas não andariam. Todos sabemos disso. Mas, nem sempre esses Euricos são reconhecidos e valorizados. São quase-anônimos, simplesmente fazendo o seu trabalho e ajudando os outros que fazem menos ou pouco fazem. São simplesmente Euricos. São os imperdíveis anônimos que se alimentam do desejo de ajudar, de colaborar, de participar, de fazer.

É mais que chegada a hora de olhar para os Euricos de nossas empresas e dar a eles o reconhecimento de imperdíveis. É hora de parar de poupar os que não participam, os que não ajudam, os que não colaboram, os que vivem apenas de um falso marketing pessoal. É hora de valorizar os Euricos e dizer a eles o quanto são importantes para nós e para nossa empresa e de prestar mais atenção aos seus salários, quase sempre esquecidos, porque os Euricos, raramente pedem aumento. Você conhece algum Eurico?

Pense nisso. Sucesso!

Sobre o Autor:

Prof. Luiz Marins: Antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, o Prof. Marins tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.

Site: www.marins.com.br

e-Mail: diretoria@marins.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.