Medo: o que pode ser?

bannercurso

Sandra Barros
Sandra Barros

Emoção: se for causada por algo especifico, tiver breve duração (segundos ou minutos), estiver acompanhada de expressões faciais ou reações físicas (choro, suores frios, entre outras) como resultado da experiência concreta de algum evento (pessoas ou coisas) podemos afirmar que estamos sentindo medo.

Sentimento: se for um estado afetivo, sem causa especifica de evento ou objeto, com duração de horas ou dias, demonstrado por expressões e reações físicas distintas e de natureza cognitiva, ou seja, construído em nossa mente.

Porque é importante saber a diferença: para evitar este sentimento que é resultado do que pensamos. Mesmo que tenha sido despertado por algo especifico e causado emoção, o sentimento é a permanência no estado e isto pode ser prejudicial, pois nos deixa com um véu, como se estivéssemos enxergando tudo a partir do medo. Além de causar uma sensação de angustia ou ansiedade.

Entenda a diferença entre sentimento e emoção. Coloque um outro pensamento no lugar que desperte sensações agradáveis.  Permita-se fazer a experiência e treine. Mudar um “habito mental requer muito treino.

Porque é tão comum sentimos medo?

Nosso cérebro é um órgão social, ou seja, fica interpretando tudo o que acontece, geralmente de forma automática, e com a intenção de nos proteger. Então, se “ele” interpreta que o ambiente é hostil, ou que você não esta sendo tratado com justiça, etc. pode produzir um sentimento de ameaça e levá-lo a sentir medo de estar nesses lugares.

Podemos estar fragilizados por situações pessoais ou profissionais que estamos passando. Ai ficamos de mau humor ou entristecidos, um “prato cheio” para pensamentos negativos e que podem despertar sentimento de medo.

Podemos estar fazendo coisas de que não gostamos, o que gera esforço de nossa parte e pode nos fragilizar. Ai podemos sentir medo como consequência do estresse gerado por esses momentos.

Conheça como o sentimento de medo aparece na sua vida.

Cuide do conteúdo do seu pensamento. Pensamento gera sentimento, e sentimento interfere no comportamento. Controlar o conteúdo do seu pensamento é a principal dica para evitar sentimentos de medo.

Sobre a Autora:

Sandra Barros é Psicóloga, com mestrado em Administração de Empresas. Formada em coaching ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.

e-Mail: psicologasandrabarros@gmail.com

Profile: https://www.linkedin.com/in/sandrabarros2501/

bannercurso

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.